Inscrição do segurado obrigatório do RGPS

Há 12 anos ·
Link

Quando um jovem entra no mercado do trabalho como empregado, seja de uma empresa privado, seja de economia mista e recebe a inscrição PIS/PASEP, mas que durante sua vida laboral, apos baixa em sua CTPS, passa a ser empresario e mas para o fim de sua vida ativa para a exercer profissão liberal. A questão é seria possível ter apenas uma inscrição NIT? Ou em cada mudança de atividade ganharia um novo NIT?

1 Resposta
Arfrago
Há 12 anos ·
Link

Celio De Holanda Freitas// Ao entrar para o mercado de trabalho como empregado, a empresa empregadora se encarregará de o cadastrar no PIS/PASEP e lhe fornecer um número que lhe servirá para (NIT-Número de Idendificação do Trabalhador), no INSS, serem registradas suas contribuições no CNIS. Caso ele venha, por conta própria, exercer uma atividade remunerada, atividade e remuneração comprováveis perante o INSS, será aproveitado o número(PIS/PASEP) que já possui e que geralmente tem um comprovante que acompanha a CTPS. Ele poderá ser empregado(contribuinte obrigatório) e ao mesmo tempo empresário(CI-Contribuinte Individual); também contribuinte obrigatório. Entretanto, enquanto for contribuinte obrigatório NÃO poderá vir a ser um Segurado Facultativo. Espero não ter me esquecido de algumas outras informações. Boa sorte.Sds.Arfrago.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos