Olá pessoal, sei que talvez não seja o local adequado, mas pela matéria resolvi postar aqui.

Estou pensando em fazer meu TCC abordando a (im)possibilidade de penhora sobre valores disponíveis em meios de pagamento eletrônicos (pagseguro, paypal, moip, mercadopago, etc). Em outras palavras, um cidadão pode abrir gratuitamente uma conta em alguma dessas empresas, realizar vários aportes, fazer compras, sacar, etc, sem correr o risco de ter valores bloqueados. O que acham da ideia? Será que é viagem minha? Alguma sugestão? Obrigado desde já e um grande abraço!

Respostas

    L

    Landinha Terça, 06 de maio de 2014, 10h23min

    Oi Eduardo, não acho que seja uma boa ideia tratar sobre este tema numa monografia. Embora você possa fazer uma pesquisa sobre isto para sanar uma curiosidade sua, pelo que olhei (superficialmente) é um assunto pouco discutido por fontes cientificamente válidas, o que quer dizer que você teria pouca bibliografia para explorar e talvez não conseguisse concluir o seu trabalho. Em monografias é um pouco perigoso o ineditismo, até por causa da inexperiência científica (talvez não seja o seu caso, não sei) que pode dificultar a procura por fontes seguras e juridicamente válidas. Tente algo que possa tornar sua monografia mais leve para você e que não se torne um tormento no futuro. Veja um tema que já tenha sido explorado e você consiga reunir um material bom (parece enfadonho, mas é característica da monografia ser bibliográfica, documental e exploratória, o que indica que é sempre uma pesquisa do que já existe a respeito de determinado assunto). Boa sorte!