PENSÃO, ESCOLA.. DEVERES DO PAI
Pessoal, mais uma vez venho aqui para tirar dúvidas referente a situação do meu marido em relação a tua filha e ex mulher.
Ano passado foi feito em juízo a regulamentação de visita e pensão. Ele exigiu que a filha estudasse em colégio particular (pois já pagava), mas a mãe queria que ele desse o dinheiro da mensalidade para ela e a menina estudasse em um colégio público pois ela não tinha condições de sustentar.
A juíza determinou que ele pagasse a pensão alimentícia e se quisesse o colégio também, pois escola não é alimento. Ele concordou e ficou acordado em alimentos + plano de saúde + escola + apartamento.
Porém, a mãe da criança insiste em dizer que como ele fez questão de pagar a escola particular, ele que arque com todas as despesas que referem-se a estudo (uniforme, material escolar) Mas o cúmulo é que ela exige que ele pague também o lanche da manhã e da tarde da menina. Ela pediu que ele pagasse em dinheiro que ela comprava, mas como ele não aceitou, ele faz uma compra de mês para o lanche, pois se ele não comprar e levar, ela não vai levar a menina na escola.
Minha dúvida: ele tem que levar o lanche da menina mesmo já pagando a pensão alimentícia? O que de fato ela poderia comprar o lanche com o valor da pensão? Se ele parar de levar e dizer que essa despesa cabe a ela pois ele já paga a pensão, ela pode entrar com alguma coisa na justiça?
Obrigada!
O cálculo deve ser feito da seguinte maneira.
Custo mensal da criança / 2
Se ela não tem condições financeiras de manter a filha, sugera a guarda compartilhada com o lar principal na casa do pai.
Diz que vcs tem condições de arcar com as despesas dela, já que não precisarão pagar tudo + pensão.
Acaba com esse comércio rapidinho!
Só ela sabe o que ela paga. Mas referente as necessidades, ela não dispõe de NADA. Ele ainda tem que comprar roupas e calçados pois nos finais de semana dele, ele busca ela na escolinha apenas com o uniforme. E assim a devolve. Ela não manda nem uma calcinha. E ainda faz escândalo quando o lanche do mês não é exatamente como ela exigiu.
Olha amigos, é complicado esse relacionamento de ex. Meu medo é o futuro dessa criança criada com essa mãe rancorosa e magoada que desde sempre extorquiu meu marido. O que ele paga atualmente (tirando o apartamento que deu para a filha) equivale a 50% do salário dele. E por amor a filha e medo, ele não consegue diminuir.
Na minha análise ele não tem que pagar lanche. Já paga alimentos, escola, plano de saúde e moradia. Pode parar com isso. Ela contribui no que? Pelo visto em nada, porque até pra ela, mãe da menina morar é seu marido que paga. Diz pra ele deixar de ser passivo e cortar essa exploração. Lanche escolar é alimento, já tá incluso no valor da pensão. Aliás, o valor da pensão já é pra comer, vestir, calçar, estudar, ter saude e passear. Parem com isso.