Olá, sou nova aqui no Fórum, me desculpe se dupliquei porém não achei nada parecido com minha dúvida..

Seguinte! Tenho 17 anos 10 meses e uns dias de idade (quem entende do assunto sabe o porque dessa minha especificação), e meu pai está tirando a dupla nacionalidade Espanhola.. na verdade eu que estou correndo atrás de todo processo. Eu enviei um formulário e disseram que ele tinha direito à nacionalidade, pois o pai dele (meu avô) veio em fuga da primeira guerra mundial (sim, meu pai tem 65 anos, entao imagine o dele). Tudo bem, adquirimos todos os documentos necessários, mandamos ao MRE (Ministério das Relaçoes Exteriores) para fazer a legalização dos documentos e apenas estamos esperando recebê-los de volta nessa semana para enviá-los ao tramite final no consulado.

Pois bem, finalmente minha duvida: quando meu pai tiver a nacionalidade espanhola em maos, posso eu requeri-la? Seria segunda geração, pois ele é meu pai..

Respostas

    I

    ismael Domingo, 04 de maio de 2014, 8h29min

    1. A partir da Lei 36/2002, todos os filhos de pai ou mãe nascidos na Espanha poderão adquirir a nacionalidade espanhola. Os netos de avôs e avós nascidos na Espanha, menores de 18 anos, poderão também adquirir a nacionalidade espanhola, uma vez que o pai ou mãe obtiverem a nacionalidade espanhola.

      2. Desde a entrada em vigor da Constituição espanhola, em 29 de dezembro de 1978, os espanhóis podem adquirir a nacionalidade brasileira sem deixar de ser espanhóis. No entanto, os espanhóis que tenham adquirido a nacionalidade brasileira antes dessa data não sempre conservam a nacionalidade de origem. Os emigrantes espanhóis, nascidos na Espanha, que tenham perdido a nacionalidade espanhola, poderão fazer o processo de “recuperação de nacionalidade”

      3. A nacionalidade é feita no Consulado correspondente a seu domicilio.Em caso de estar residindo na Espanha deverá fazê-la no Registro Civil Central, situado na Calle Montera, número 18, 28013, Madrid.

      4. Salvo Excepciones, o nascimento na Espanha, por si mesmo, não é título suficiente para reclamar a nacionalidade espanhola.

      5. Os conjugues de espanhóis deverão residir um ano na Espanha, com visto de reagrupação familiar, para adquirir a nacionalidade espanhola.

      6. A nacionalidade espanhola é transmitida de pais para filhos, sem pular gerações. Se seus bisavôs eram espanhóis,mas seus quatro avôs são brasileiros, deverão residir dois anos na Espanha, com visto de trabalho, para adquirir a nacionalidade espanhola.

      7. Se você já é espanhol ou espanhola e tem filhos menores de idade, deve registrá-los no Consulado correspondente ao lugar em que nasceram para transmitir-lhes a nacionalidade espanhola.

      8. O passaporte espanhol não é prova absoluta da nacionalidade espanhola.
    F

    Fernando Linares Suspenso Terça, 17 de junho de 2014, 11h15min

    Cara Victoria :
    Estamos em Brasilia,DF e ajudamos as pessoas a conseguir no mesmo dia os documentos carimbados e assinados no Itamaraty MRE, conseguimos ate 30 documentos de preferncia enteiro teor para dupla cidadania , podem ser certidoes simples ou de enteiro teor, igualmente a Certidão negativa de naturalização ou positiva com os carimbos e assinaturas, ou outros documentos que se precise legalizar no ITAMARATY MRE, temos muitas referencias , atendemos escritorios de dupla cidadania em todo o Brasil e conseguimos resolver casos dificies e urgentes, conseguimos traduçoes publicas juramentadas do Alemão, Espanhol, italiano ,etc., montamos todo o processo de cidadania dupla e conseguimos as certidoes na Italia, Portugal, Espanha, etc. João 3:16, nosso telefone (61)85898114, [email protected]

    V

    Vivian Gonzalez Millon Terça, 17 de junho de 2014, 11h22min

    Pode sim Victoria!

    Inclusive é meu caso! Adquiri através de minha mãe que tb tem dupla nacionalidade brasileira/espanhola.

    Foi super facil de fazer.

    Vc irá precisar da certidão dele quando tiver.

    Certidão de nscimento sua e certidão de casamento de seus pais.

    Comprovante de residencia;

    fotos 3x4

    vou te passar o link dos documentos e informações que você precisa.

    At.,

    Vivian Millon

  • -2
    V

    Vivian Gonzalez Millon Terça, 17 de junho de 2014, 11h23min

    Em que cidade vc reside?

    F

    Fernando Linares Suspenso Terça, 17 de junho de 2014, 12h11min

    Cara Victoria :
    Estamos em Brasilia,DF e ajudamos as pessoas a conseguir no mesmo dia os documentos carimbados e assinados no Itamaraty MRE, conseguimos ate 30 documentos de preferncia enteiro teor para dupla cidadania , podem ser certidoes simples ou de enteiro teor, igualmente a Certidão negativa de naturalização ou positiva com os carimbos e assinaturas, ou outros documentos que se precise legalizar no ITAMARATY MRE, temos muitas referencias , atendemos escritorios de dupla cidadania em todo o Brasil e conseguimos resolver casos dificies e urgentes, conseguimos traduçoes publicas juramentadas do Alemão, Espanhol, italiano ,etc., montamos todo o processo de cidadania dupla e conseguimos as certidoes na Italia, Portugal, Espanha, etc. João 3:16, nosso telefone (61)85898114, [email protected]

    A

    Angelita Carrilho Segunda, 22 de setembro de 2014, 8h15min

    Olá pessoal, estou na mesma situação... Meu esposo tem dupla cidadania e tenho dois filhos menores de idade, pelo que li consigo registrá-los para que eles também obtenham... Além dos documentos que nossa amiga Vivian nos passou, poderiam por gentileza me orientarem com mais informações de como proceder? Ah, eu resido na cidade de Sorocaba - SP.
    Aguardo,
    Muito obrigada,
    Angelita

    Denise Menezes

    Denise Menezes Segunda, 24 de novembro de 2014, 14h52min

    Ola tambem vou pedir minha dupla cidadania espanhola,pois minha mae e espanhola,e meu filho tambem quer fazer o mesmo,como proceder agradeço desde já. denise
    email [email protected]

    Ana Araujo

    Ana Araujo Quinta, 11 de dezembro de 2014, 16h55min

    Oi, tudo bem. Eu sou advogada na Espanha e todos os filhos menores de idade podem optar pela nacionalidade dos pais espanhóis.

    Quem precisar de ajudar pode contactar que eu dou uma explicada no processo.

    Um abraço

    PJ Motorcyclist

    PJ Motorcyclist Quarta, 17 de dezembro de 2014, 13h12min

    É quase o meu caso, estou com quase toda documentação de meu avô, faltou a certidão de nascimento espanhola, que foi destruida na gerra civil espanhola.( consegui as certidões negativa do cartório espanhol, declaração que os documentos foram destruídos, tenho a certidão de desembarque no Brasil, e tenho também a declaração do vigário geral que os documentos de batismo foram destruídos) então terei que ir no consulado com todas as provas que tenho que meu avó era espanhol, peço a cidadania do meu pai para só depois tentar tirar a minha.

    C

    Cristiane Quinta, 19 de fevereiro de 2015, 13h55min

    Ana Araujo, gostaria do seu e-mail para enviar algumas duvidas se puder me ajudar. Abraços

    R

    Rossley Alvares Quinta, 26 de fevereiro de 2015, 16h39min

    Boa tarde PJ Motorcyclist, ouvi dizer que a partir de 2011 o netos maiores de 18 anos não poderiam mais adquirir. Isso procede?

    Obrigado.

    Ani Cositas de Pequeños

    Ani Cositas de Pequeños Quarta, 04 de março de 2015, 16h40min

    Boa noite. Sou brasilera com a cidadania espanhola. Quero saber como posso pedia a nacinalidade para minha filha de 18 años. Eu moro na Espanha e ela ai na bahia?? Deixo meu e-mail para quem poder mi ajudar. [email protected]

    F

    Fernando Linares Quarta, 08 de abril de 2015, 23h56min

    Estimada Sra. Ana Araujo, por favor precisamos do seu e-mail,o nosso e facil encontrar e solo colocar mi nombre completo no facebook Fernando Linares Tamayo, aqui en Brasil trabajamos com dupla ciudadania.

    Victor Domingues

    Victor Domingues Quinta, 14 de maio de 2015, 2h50min

    Bom dia

    Sou bisneto de espanhóis e me falaram que eu teria que morar na Espanha por 2 anos para conseguir minha cidadania.
    Meu pai não tem a cidadania espanhola e também gostaria de tirar, com a lei da Memória Histórica, ele tirando a cidadania dele, ele pode passar para os filhos? sem ter que morar no país? existe uma maneira mais prática de resolver? muito obrigado

    André Spadotto

    André Spadotto Sexta, 15 de maio de 2015, 17h17min

    Boa tarde pessoal,
    minha mae conseguiu a dupla cidadania espanhola, como devo proceder agora para obter a minha? alguem sabe me informar?

    Iraci Rodrigues

    Iraci Rodrigues Sexta, 26 de junho de 2015, 14h17min

    Boa tarde! Minhas filhas são maiores e são bisnetas de espanhol. Elas têm direito a cidadania? Se o meu marido que é neto tirar, elas passam a ter direito? Até qual geração? Grata,

    E-mail: [email protected]

    Felipe Felice

    Felipe Felice Sexta, 03 de julho de 2015, 18h51min

    Pessoal, meu avô é espanhol, porém falecido. Tenho 24 anos e minha mãe, filha do meu avô, não tirou sua documentação espanhola ainda.
    Nesse caso, eu ainda tenho direito caso ela tire a dela?

    Li que netos só poderiam tirar até os 20 anos ou residindo 1 ano legalmente na espanha. Mas e se minha mae tiver a documentação, consigo aos meus 24 anos ?

    obrigado

    S

    Sergio Quinta, 04 de fevereiro de 2016, 12h37min

    Atualmente a legislação espanhola só permite a cidadania para filhos de espanhóis e netos menores de 18 anos de pais que já obtiveram a cidadania. Há previsão de que após 10 anos, em 2018 a legislação espanhola abrirá novamente a possibilidade de netos de mais de 18 anos obterem a cidadania de seus pais com dupla nacionalidade, como foi de 2008 a 2011 na lei da memória histórica. Então para todos, recomendo que se são netos de espanhóis, façam que seus pais peçam a cidadania espanhola, para em 2018 poder pedir a cidadania, pois caso eles venham a falecer e não obtenham a cidadania, vocês nunca mais poderão adquirí-la. Eu trabalho com estes casos de cidadania européia e caso tenha dúvidas pode me enviar e-mail: [email protected] - Dr. Sergio

    Luciano Fidelis

    Luciano Fidelis Suspenso Quinta, 04 de fevereiro de 2016, 14h11min

    Se ambos foram nascidos na espanha pela lei citada na inicial todos tem direito. Neto e bisnetos de bisavó também podem ter a cidadania deste que comprovada que ele não nasceu na espanha.

    M

    Maíla Sanchez Quarta, 12 de abril de 2017, 22h52min

    Boa noite. Sou neta de espanhóis, minha Abuelita tem 90 anos de idade. Minha mãe é a única filha nascida no Brasil. Quando era pequena ela se preocupou em fazer minha cidadania espanhola, porém, não sabe onde colocou a documentação (RS). Hoje tenho interesse em coloca-la em ordem, porém, tenho uma dúvida, meus filhos menores de idade podem adquirir a cidadania espanhola? Obrigada