GDPGPE Retirada de inativos e pensionistas civis federais em fev/2014

Há 11 anos ·
Link

O governo deu esta gratificação, quem as fez tirar agora em fev/2014? quem foi o principal culpado? foi o STF e seus ministros que julgaram inconstituional e pediu pra o governo retirar? Tenho esta dúvida e gostaria de uma resposta responsável, técnica e consistente dos senhores especialistas em direito constitucional. Enfim, de quem foi a culpa pela retirada dela? Partiu de quem o processo para retirar? agradeço

7 Respostas
skuza
Há 11 anos ·
Link

A questão ai é o seguinte, se questionava a possibilidade de pagar uma quantia maior do GDPGPE aos servidores ainda na atividade e menor aos servidores aposentados.

E o que se entendeu é que enquanto não houvesse a avaliação dos servidores em atividade os valores pagos tanto para ativos como para inativos deveriam ser iguais. Inclusive a repercussão geral do tema foi reconhecida, inclusive já tendo sido julgado o RE 631.389 que tratava do tema.

Isso por que da maneira como a legislação de regência estava posta ela se caracteriza como uma gratificação geral, e não pro labore (que só passaria a ser assim considerada após a regulamentação dos critérios objetivos de avaliação).

Autor da pergunta
Há 11 anos ·
Link

Essa gratificacao vai voltar aos contracheques? perdi 33% de vencimentos, ou seja, mais de 1 mil reais.

skuza
Há 11 anos ·
Link

Pera ai, você não está recebendo essa gratificação? Ela foi cortada "do nada"?

Porque a discussão que existe não é sobre a extinção da gratificação, mas sim sobre os percentuais diferenciados para ativos e inativos.

Autor da pergunta
Há 11 anos ·
Link

exato foi excluida geral do contracheque

Jose Elio Firmino Da Silva Silva
Há 11 anos ·
Link

caro amigo marcos nao foi retirada do contracheq se retiraram estar errado porque o stf foi que jugou o pagamento procedente a todos aposentados e pensionistas

Autor da pergunta
Há 11 anos ·
Link

o contracheque é da minha mãe que tem 83 anos de idade. Meu pai era funcionário da Marinha e aposentado. Em 2007 ele faleceu e a gratificação GDPGPE minha mãe recebia de 2007 até janeiro de 2014 quando foi extinta do contracheque dela, ou seja, ela perdeu 33% de salário. Falei com um advogado e ele disse que isso realmente ocorreu, ou seja, o STJ julgou de forma que os pensionistas depois de 2003 não tem este direito de continuar recebendo esta gratificacão, algo assim.

Gabriel
Há 11 anos ·
Link

A primeira coisa é você entrar com um pedido para manutenção do pagamento da verba, ai vai saber realmente o porque ela foi retirada.

A partir disso pode começar a estudar ingressar em juízo.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos