meu marido pode adotar minha filha ( ela e sua enteada )
boa noite,gostaria que tirassem minha duvida por favor.
fui mae aos 17 anos e o pai biologico so foi ao cartorio registra-la,nunca deu assitencia emocional nem financeira,ele sumiu do mapa ate descobiri que estava preso....
minha filha hj tem 12 anos e por um longo periodo foi criada por mim e pela minha mae e ela nao conhece seu pai bilogico e nao faz questao em conhece-lo,porque hj sou muito bem casada e ela o chama meu esposo de pai e o reconhece como pai e ambos gostariam de assumir a paternidade, ela sonha com a mudanca de seu sobrenome e ele de adotar como filha . hj temos mais um filho e minha filha sente-se mal porque nao tem o sobrenome do padastro como seu irmao.. ela sofre com isso, pq ama o padrasto como seu pai e ele a ama,respeita como filha. o principal nao contei. o pai biologico e usuario de drogas,traficante de drogas , e ja foi preso inumeras vezes pelo mesmo motivo.
nao gostaria de manter qualquer contato com essa pessoa ate pela integridade da minha filha,o que fazer..
sera que tenho chances de conseguir essa alteracao de sobrenome e adocao...
aguardo retorno obrigada
O seu marido precisa conseguir um advogado ou um defensor público pra entrar com duas Ações de Destituição de Poder Familiar junto com Ações de Adoção Unilateral.
Na Vara da Infância e da Juventude.
Os pais biológicos serão chamados pra opinar.
Se eles concordarem, tudo vai ser mais fácil e mais rápido.
mandrade;
Vou dar-te exatamente a mesma resposta que dei à outra consulente há alguns dias:
Possibilidades de fazer a troca do nome, há. No entanto, poderá haver oposição por parte da família paterna, que certamente será colocada uma pessoa a representar o pai no polo passivo.
Por outro lado, ter pai é um direito do filho, por isso eu deixo-te para ponderação, se cabe a ti, como mãe, tal ingerência num direito fundamental de personalidade de outra pessoa, mesmo que esta pessoa seja o seu filho, ou se deve aguardar que a criança cresça e tenha a possibilidade de optar se ela quer manter a única coisa que resta do pai biológico dela, ou seja, o sobrenome, ou se ela ela quer mudar, passando a carregar o sobrenome do pai de criação.
Veja que esta mudança será para toda a vida, tanto do filho como do pai de criação. Já pensou se amanhã vc rompe a sua relação amorosa de forma absoluta? O seu filho, neste caso, quer vc queira ou não, terá aquele homem como pai pelo resto da vida.
Portanto, pense muito antes de dar este passo.
Por último, antes de tomar qualquer iniciativa de troca de nome, tente novamente o contato com o pai biológico.
Boa sorte!
Cumprimentos