Ação de Alvará Judicial/Inventário Extrajudicial

Há 11 anos ·
Link

Prezados colegas, boa tarde!

Gostaria de saber se seria possível ingressar com ação de Alvará judicial para levantar quantia depositada em contas de poupança do de cujus (apenas um herdeiro) para, posteriormente, realizar o inventário extrajudicial.

Minha ideia era fazer o inventário em cartório, mas o cliente não tem condições de arcar com todas as despesas decorrentes dele e como seu falecido pai possui valores depositados em caderneta de poupança, pensei se seria possível utilizar esse valor (através da ação de alvará) para arcar com os custos do inventário no cartório OU se a única saída nesse caso é fazer o inventário todo judicialmente (há dois imóveis em nome do de cujus).

Desde já agradeço a atenção.

5 Respostas
MILTON LEVY
Advertido
Há 11 anos ·
Link

Bruna Primasi ;

Geralmente seria ingressar com ação de Alvará judicial para levantar quantia depositada em contas de poupança do de cujus (apenas um herdeiro).

E, posteriormente, realizar o inventário extrajudicial.

Explique ao Juiz a necessidade do autor levantar os valores , a fim de que promova o inventário extrajudicial.

Afetuosamente;

Amaro Dewes
Há 11 anos ·
Link

Olá ! A ideia de levantar valores para posteriormente fazer o inventário na via extrajudicial não se mostra de todo desarrazoada. Porém, a dificuldade maior talvez seja convencer ao juiz do acerto do procedimento !

O que tem-nos mostrado a experiência ? Fazendo pedido de alvará para levantamento de quantias juízes tem exigido abertura do inventário e partilha para análise e então decidir se libera ou não alvará ! Assim procedendo as custas do inventário e partilha já terão sido incluídas, ao menos parcialmente, na conta do processo judicial. Para pensar !

Jeff Brown
Há 11 anos ·
Link

Estou comprando um pequeno imóvel rural, no qual o o vendedor herdou da mãe, é filho único. Ela faleceu a cerca de 5 anos. Para que ele possa me vender essa pequena propriedade de 25 mil reais, se faz necessário o inventário extra judicial ou o Alvará Judicial resolveria e poderia passar para o meu nome? Sem querer abusar muito, demora quanto tempo em média esse processo, para que ele possa efetivamente me vender e passar para o meu nome? Grato desde já.

Amaro Dewes
Há 11 anos ·
Link

Jeff Brown, olá ! A fim de evitar misturar matérias sugere-se abras nova discussão sobre teu tema ! Veja acima, no cabeçalho como proceder. Abs.

Jeff Brown
Há 11 anos ·
Link

Oi Amaro, eu postei por achar que se enquadrava na finalidade de saber se no meu caso o Alvara Judicial me atende ou somente o Inventário Extra Judicial... como meio mais rápido sem ser muito dispendioso.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos