Minha tia e minha avó sofrem muito com meu pai, o que posso fazer?
Bom, meu pai não cuida direito da minha vó e da minha tia, as 2 tem problemas de cabeça e não sabem ler nem escrever. Meu pai cuida delas e recebe a pensão delas e eh onde eu acho errado pois ele gasta com outras coisas do que com elas mesmo, minha tia precisa de ir no medico cuidar da saúde e minha vó precisa de ajuda também e companhia, tanto que minha vó chora o dia todo por causa da depressão, meu pai não deixa elas saírem de casa para passear com ninguém, mantem elas presas e quando acontece algo nem no medico ele leva ela, pois ela cortou o pé fundo e saiu muito sangue e ele só enfaixou. Minha tia não enxerga 100% e mesmo assim ele faz ela mexer na cozinha, lavar a própria roupa e colocar comida para ela mesma.
Eu acho um absurdo o que pai faz com elas, e fora isso tem muito mais coisas como ele brigou comigo para eu não ir lá mais porque eu taquei na cara dele que ele não cuida delas e sim da mulherzinha dele que gasta o dinheiro todo. Pois minha mãe é separado dele.
Com o dinheiro que elas ganham da pensão creio que elas teriam muita mordomia como elas merecem, pois são pessoas idosas e que já trabalharam muito na via, e minha tia com quase 70 anos não precisa mais ficar cuidando de fogão pra marmanjo metido. Minha vó com quase 90 anos não pode viver essa vida com depressão e chorando igual criança o dia todo.
O que vocês acham que eu devo fazer, queria recorrer ao centro o idoso da minha cidade e pedir ajuda para eu mesmo cuidar delas. Mais tenho medo de dar algo errado e meu pai querer vingar, porque ele é uma pessoa muito ruim.
E nem quero ver elas num asilo. Porque acho errado pessoas idosas com família ficar num asilo. E assim quero recorrer a pegar a guarda delas.
O que faço?
Willian Almeida,
O artigo 19 do Estatuto do Idoso, prevê e explica o que caracteriza maus tratos:
"Maus tratos é todo ato, único ou repetitivo, ou até omissão velada, que pode acontecer com a pessoa idosa, onde ocorre dano ou incômodo. Atualmente, uma das formas mais comuns é o abuso financeiro ao idoso: é exploração imprópria e ilegal ou uso não consentido de seus recursos financeiros. É o uso ilegal e indevido, apropriação indébita da propriedade e dos bens financeiros, falsificação de documentos jurídicos, negação do direito de acesso e controle dos bens, administração indevida do cartão do segurado do INSS. Um fato muito comum é o empréstimo por consignação que é descontado do benefício do INSS. Muitos avôs e avós são obrigados a fazer empréstimos vultuosos, para seus netos e filhos, comprometendo bastante o orçamento familiar.
O abuso psicológico, a violência psicológica e a violência física são os retratos mais tristes e inaceitáveis de maus tratos na terceira idade. O mais aterrador é que o principal agressor é, na maioria das vezes, um familiar! Mandar calar a boca, gritar e ameaçar são alguns dos exemplos de violência psicológica. Já a violência física pode ser expressada tanto pela agressão propriamente dita, como pelo abuso sexual ou pela violência do marido, também idoso.
O descuido (do verbo descuidar: deixar de cuidar) e a negligência também são formas de maltratar os idosos. É a falta ou o esquecimento em providenciar os cuidados vitais ao idoso dependente, tais como a alimentação, os medicamentos, a higiene, a mordia e a proteção econômica devida. Também envolve situações em que não se permita que outras pessoas providenciem os cuidados devidos aos idosos dependentes."
Qualquer tipo de denúncia pode ser registrada numa delegacia do idoso, presente em vários municípios, ou mesmo numa delegacia comum. Em situações de risco, como abandono ou maus-tratos, também é possível procurar o promotor de Justiça no Ministério Público.
Boa sorte.