violência escolar
Hj fiquei muito triste e aflita. Já havia visto esse caso na vida de muita gente mas nunca pensei q isso ia acontecer cmg. Fui buscar meu filho de apenas 7 anos na escola e acabei descobrindo pela boca de um de seus colegas q um garoto o havia agredido. Imediatamente procurei a coordenadoria da escola e relatei o problema. Muito angustiada, ao chegar em casa conversei muito com meu filho. Fiz muitas perguntas. De como foi a agressão, por exemplo, ele havia acabado de lanchar e ele estava brincando na quadra da escola e do nada o garoto pegou a cabeça do meu filho e assentou num banco da escola. A pancada foi tão forte q ele ficou sentindo dor por muito tempo. Ele não havia relatado nada aos responsáveis pela escola. Ele é muito tímido mas é muito amigável e amoroso. Ele odeia xingar, discutir, brigar então... sem cogitação. É muito inteligente e determinado no q faz. Só q eu não havia entendido o pôrque dele não ter se defendido. E quando finalmente ele me respondeu, ai ficou apavorada: " não falei nada porque tenho medo do garoto". Meu Deus, foi como se uma enorme pedra caísse sobre minha cabeça. Chorei muito. Conversei com minha irmã, desabafei muito com ela, amanhã vamos juntas na escola, reunir as crianças q presenciaram a agressão, o meu filho e o agressor. Quero que a escola imediatamente tome providências. E se não tomar, gostaria de saber como posso fazer se partir para o lado judicial...
ingridlind,
É importante estar informada sobre os direitos do seu filho no ambiente escolar. Clique no link abaixo, para ler a reportagem completa.
http://blog.centrodestudos.com.br/agressoes-contra-os-alunos-x-responsabilidade-civil-da-escola/
Copiei parte da mesma, para que saiba como proceder, e como cobrar responsabilidades.
"A escola (direção, professores, funcionários, dirigentes regionais, secretaria de educação) possui responsabilidade civil e, portanto, é responsável pelo bem estar de todos os alunos em suas dependências no horário de aula.
Isso se deve ,por um lado, por causa da obrigação de guarda e vigilância , o que significa que a escola tem o dever de zelar pela segurança dos alunos assegurando-lhes a incolumidade física garantidos pela Lei n.º 8.078, de 11/09/1990 e, por outro, por conta do próprio princípio da responsabilidade civil.
De modo que a mãe desta aluna ou de qualquer outra que sofre agressão física ou verbal dentro do estabelecimento escolar ou mesmo fora dele, porém em horário de expediente, deve buscar seus direitos junto a Defensoria Pública ou constituir um advogado para processar o Poder Público quando se tratar de escola pública."
Boa sorte.