Devo aceitar a presença do pai acompanhado da namorada em todas os eventos até no meu dia?
Boa noite. No inicio do ano minha filha fez aniversário e convidei o pai e a avó para a festinha dela em minha casa, e pedi para que não levasse a namorada dele que tem muito ciúme e nunca fez questão de ser simpática. Ele disse que não a levaria e no dia da festa me causou certo constrangimento chegando junto com ela na festinha da nossa filha. Não gostei mas também não a tratei mal. Agora houve uma festinha na escola e com sempre fiz eu disse que ele fosse com a mãe dele. Ele não gostou e disse que tem direito de levar a namorada aonde quiser e qualquer evento especial pra nossa filha.Sugeri que nos dias dele ele a levasse nas festas e nos meus ela fosse comigo então. Mas ele também não aceitou. Gostaria de saber se tenho obrigação de aceitar a presença deles nas festas e eventos escolares até mesmo nos meus dias.
cellyduda,
A Justiça assegura o direito da criança de conviver com ambos os genitores, e suas famílias (avós, tios, irmãos, primos..., também madrastas ou padrastos, já que são os novos companheiros de seus pais).
Ele pode comparecer a eventos públicos com a nova namorada, ainda que isso a incomode; agora, recebê-la EM SUA CASA, você não é obrigada; pois a Constituição Federal define, no artigo 5º, inciso XI: "a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial."
É seu direito constitucional não ter em sua casa, a presença daquela pessoa que você não convidou para estar lá. Lembre o seu marido deste direito, talvez ele não o conheça...
Informe que ele será sempre o pai da criança, deve ter contato com a mesma, exercendo o papel de pai, mas sem invadir seu espaço, seu direito.
Boa sorte.
Na audiência onde foi regulamentada a visita o acordo é ele pegar a nossa filha a cada 15 dias nos fins de semana. Então mesmo que tenha uma festa no colégio e seja meu dia ele tem que estar presente? Não seria possível um acordo. Para que cada confraternização seja alternada como natal e com novo que fica um comigo e outro com ele.
cellyduda,
Converse com ele; mesmo sendo seu dia de estar com a criança, se houver uma comemoração na Escola, com a presença dos pais, não há como impedi-lo de comparecer, é matéria para acordo mesmo.
Na sua casa, como já citei, só entra quem você quiser...
Feriados como Natal e Ano Novo foram estipulados em Juízo, assim como as visitas/pernoites, portanto tem de ser acatado o determinado pelo Juiz.
Boa sorte.