Divisão de bens entre madrasta e filhos apos falecimento do meu pai
Meu pai faleceu, deixando como bem uma casa, um carro, e um dinheiro alto no fundo de garantia, pois ja estava para se aposentar. Quem mora na casa no momento é meu irmão. Minha madrasta e seus dois filhos moram em uma casa de aluguel. Agora ela exige que meu irmão saia da casa para que ela volte a morar la, e meu irmão não quer sair, disse que só sai caso for vender e dividir o dinheiro. Como devemos proceder? Minha madrasta tem o direito de tirar meu irmão de la? e o dinheiro do FGTS, somente ela tem direito?
Seu irmão pode sim conseguir derrubar o direito real de habitação dela caso comprove que ela não reside no imóvel a determinado tempo. Assim, sugiro que seu irmão procure urgentemente um advogado (defensoria publica ou algum nucleo de assessoria juridica mantido por faculdades de direito) e abra o inventário com pedido de partilha dos bens.
Seu irmão não tem o direito real de habitação sobre este imóvel, e a madrasta poderá cobrar dele um aluguel como indenização pelo uso por ele da parte que caberia a ela no imóvel. Sobre o FGTS ela pode até ter direito (conforme o regime do casamento dela com seu pai), o mesmo se aplica em relação ao imóvel, mas os filhos tem direito sobre o espólio do falecido (imoveis, FGTS, conta bancária, etc) sem a menor sombra de dúvida.
Pose ser que ocorra multa, Renan, ou talvez o prazo seja de 60 dias. Informe-se em seu estado.
Sim, o inventáiro tem custo, exceto se vc não tiver como constituir advogado poderá tentar pela Defensoria Publica.
Sim, podem morar na casa, mas isso não impedira de ser cobrado dele indenização pelos demais herdeiros.
Sinto informar ao Renan, mas o saldo do FGTS é da viúva/companheira e se divide com os filhos MENORES do falecido. Assim se todos os filhos dele são maiores de 18 anos na data da morte dele, somente a viúva faz jus ao saldo do FGTS. Experiência própria antes de qualquer estudo sobre o tema. Justamente pelos filhos não terem direito ( pelo jeito são todos maiores ) é que a CEF liberou o saldo pra viúva.
PODERIA MIM RESPONDE ALGUANS DUVIDAS SOBRE VALOR DE INVENTARIO MEU PAI ANTES DE MORRE DEIXOU INVENTARIO NOME DOS FILHOS Q BENS FICA SE COM FILHOS PESSOA Q ESTAVA TENDO RELACIONAMENTO COM ELE VAI TER DIRETO SOBRE OS BENS DELE COMO CASAL PENSAO SENDO ELE DEIXOU FILHO MAIOR INCAPAZ OUTROS FILHO TODOS DE MAIORES AGRADEÇO DR REPONDE MINHA DUVIDAS
Boa tarde, meu marido faleceu a um ano, ele era aposentado por válidos mais de 10 anos, agora a empresa que ele trabalhou ligou para faser acerto, se ele tiver algum valor para receber, terei que dividir com os filhos deles do primeiro casamento? São 2 filhos e sao de maior, nos não tivemos filhos éramos casos. Obrigado
boa noite! meu pai faleceu ja fazem mais de dez anos,meus pais eram casados a mais de trinta anos adquiriram a casa juntos,estou passando necessidade desempregada e sem lugar para morar minha mae nao quer os filhos do meu pai em casa espulsou todos da casa e colocou os de fora.para morar na casa,gostaria de saber se tenho direito a pelo menos um comodo da casa porque ja fui tres vezes despejada,o que eu poderia fazer?quais sao procedimentos legais nesse caso?
Boa Noite Gostaria de saber como e feito a partilha dos bens de meu pai pois este faleceu, e deixou dois filhos, um com mulher diferente e este veio a deixar casa, carro, processo na justiça, e alguns direitos para receber, inclusive seguro de vida, como que agiria neste caso e como seria dividido esta partilha? pois estou com muitas duvidas, pois fiquei sabendo que o seguro não entrou no inventario e agora depois que disse que queria conversar com o advogado veio surgir mais esclarecimentos, como direito de causas na justiça fundo de garantia e mais alguma coisa inclusive esta me disse que tenho que pagar os impostos do carro e da casa sendo ela a utilitária deste veiculo seria justo esses pagamentos pois conversando com ela pude ver que daqui a pouco não irei receber nada e sim pagar o que tenho para receber por favor se poder me ajudar com estas questões te agradeço