Ola casei com uma boliviana e o nome dela que já era grande nome e 3 sobrenomes passou pra 5 nome,nome,sobrenome,sobrenome,sobrenome. agora na PF me enformou que ela vai ter que tirar um novo passaporte queria saber quanto isso demora e se o passaporte pode ter um nome tão extenso pois fiquei sabendo que não! e se seria mais viável retificar a certidão de casamento ? Grato...

Respostas

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Terça, 05 de agosto de 2014, 7h42min

    PHC

    Juiz brasileiro não tem competência jurisdicional para alterar nome de estrangeiro. Salvo se este for naturalizado brasileiro. Neste caso será retificado o CERTIFICADO DE NATURALIZAÇÃO através de ação de retificação de registro civil. E, se o casamento ocorreu no Brasil, também poderá retificar o registro de casamento do naturalizado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Giovanna Santiago

    Giovanna Santiago Quinta, 10 de março de 2016, 10h30min

    Nasci no Peru e vim morar no Brasil no ano 2004. Casei com brasileiro e tenho um filho brasileiro também. No ano 2012 iniciei meu processo de naturalização e no ano 2014 obtive meu Certidão de Naturalização. No ano 2013 eu divorciei e voltei para meu nome de solteira por tanto preciso trocar meu nome no Certidão de Naturalização e trocar todos meus documentos. Escrevi para o Ministério de Justiça mas ainda não teve retorno. Qual seria o procedimento?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 10 de março de 2016, 10h51min

    GIOVANA

    O que eu respondi acima está errado. A lei federal 6.815/80, Estatuto do Estrangeiro, em seu artigo 115, § 3º, dita que qualquer mudança de nome ou de prenome, posteriormente à naturalização, só por exceção e motivadamente será permitida, mediante autorização do Ministro da Justiça. E deve ser pela via administrativa e não pela via judicial. Por isto, contrate um despachante internacional ou consular.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com
    #alterarnome