Caros, boa tarde.

Tenho a seguinte situação:

Minha mãe tem 62 anos de idade, nunca contribuiu para o INSS. Na época em que minha mãe trabalhava não existia INSS.

Hoje quero dar uma aposentadoria para a mesma, porém fomos ao INSS e nos informaram que é necessário contribuir por 15 anos, no mínimo, para requerer a aposentadoria.

Porém na residência, moram ela e meu pai, totalizando a renda familiar em 1022 reais. A mesma já possui CADÚNICO, fez o cadastro este mês, nos possibilitando pagar o valor de R$ 33,90.

Minhas dúvidas são:

1- Posso aposentar pagando o valor total referente a 180 meses (15 anos) de uma só vez?

2- Caso negativo, como fazer com que ela receba de imediato esta aposentadoria?

3- Como fazer para antecipar o pagamento? Quais são os cálculos referentes? Vale a pena?

4- Como fazer para encurtar este período de 15 anos para 3 anos, no máximo, de contribuição?

Agradeço desde já pela ajuda.

Att

Ayrton

Respostas

    A

    advogado novato Quinta, 07 de agosto de 2014, 13h23min

    1- Posso aposentar pagando o valor total referente a 180 meses (15 anos) de uma só vez?
    Não é possível.

    2- Caso negativo, como fazer com que ela receba de imediato esta aposentadoria?
    Não é possível receber de imediato porquanto não é possível pagar tudo de uma só vez.

    3- Como fazer para antecipar o pagamento? Quais são os cálculos referentes? Vale a pena?
    Não é possível.

    4- Como fazer para encurtar este período de 15 anos para 3 anos, no máximo, de contribuição?
    Não é possível.

    No entanto, mesmo que falte muito tempo para completar os 15 anos de tempo de contribuição, é vantajoso ficar pagando o INSS pois, se necessário, ela poderá requerer auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, que exige no mínimo 12 meses de contribuição para poder requerer tais benefícios.

    No caso de falecimento dela o marido também poderá receber pensão por morte.
    Caso ela não pague nada, não terá direito a nenhum desses benefícios.

    Veja que o valor que você paga por mês, R$ 36,00, compensa, porque em um ano você investe 12 x 36 = R$ 432,00. Caso ela precise de um auxílio doença por pelo menos um mês, ela receberá de benefício R$ 724,00 (salário mínimo atual).

    O que eu quero dizer com isso é que muita gente desiste de pagar o INSS porque acha que vai morrer antes de completar os 15 anos de tempo de contribuição. Ocorre que talvez, antes destes 15 anos chegarem, o segurado passa por alguma cirurgia, podendo assim usufruir do auxílio-doença, o segurado pode sofrer um acidente grave, podendo se aposentar antes, por invalidez.

    Enfim, é isto que tenho para dizer. No mais, sorte!