Meu pai esta doando tudo para meus irmãos
Meus irmãos estão sendo beneficiados por meu pai ele deu um apartamento para cada um a alguns anos, e para mim não.Por ultimo deu um carro para cada um,sera q eu posso fazer alguma coisa para q isso pare antes q eu fique sem nada?
Ricardo Veiga:
Artigo 1789 - do código civil " havendo herdeiros necessários, o testador so poderá dispor de metade da herança".
artigo 1845- São herdeiros necessários os descendentes ( filhos) , ascendentes( pais) e o conjuge.
artigo 1845- Pertence aos herdeiros necessário de pleno direito, a metade dos bens da herança, constituindo a legitima.
Ma.ri.na
Não estamos falando em expectativa de herença; não existe herança de pessoa viva, ha testamento.
No caso em particular o que a Lei preceitua é a proteção às pessoas que poderão eventualmente herdar; o doador só poderá doar a sua metade dos bens que possue; imagine só se um pai doa tudo a um dos tres filhos, se falecer os outros dois filhos ficariam sem nada.
eu não conheço a lei, só acho estranho se le dele e ele quem batalhou e quer dar tudo pra um? qual problema? é tudo dele. é a mesma coisa quando pequeno pais são melhores com filhos obedientes eles sempre teem tudo, por que será que esse pai ai doou alguma coisa para o outro? pode ser que o outro precise mais, e esse seja mais ambicioso e quer tudo. vc constroi a vida toda e não pode partilhar da maneira que quer o que lhe é seu? não concordo com isso. só minha opinião.
Marina, o filho não existe por exercicio da própria vontade. E não é porque um filho tem um determinado temperamento ou personalidade que os outros devem tmb ter quando isso é natural da pessoal, não é fabricado. Seria o mesmo que obrigar as pessoas a serem como eu quero. Não posso te exigir isso, te devo respeito, tenho de aceitar o que vc é, como vc é, respeitar seu modo de ser, de viver.
É essa obrigação que os pais tem de ter para com todos seus filhos. É claro que se um filho demonstra ser nocivo aos genitores, atenta contra suas vidas, os maltrata, demonstra total e profunda falta de respeito e consideração que é devida a qualquer outra pessoa, esses pais podem vir a deserdá-lo, sem dúvida.
Além de que vc não pode esquecer que "pais" são antes de tudo PESSOAS, e cada pessoa é única, tem sua personalidade e identidade próprias. Nem todos pais são iguais. Existem pais que estupram as filhas e as mantêm cativas de uma relação doentia, as chantageia para que aceite suas maldades em troca de sua sobrevivência. Sei que vc poderá dizer que a moça poderá ir a uma delegacia e blá blá blá, mas isso se ela fosse um ser humano equilibrado, não tivesse sido atormentado desde a mais inicial infância, justamente para que o pedófilo predador a pudesse manipular. Assim, quando já maior, ela fica totalmente rendida ao chantagista, impedida de buscar socorro pois acredita piamente que nada a poderá livrar, todos a considerarão louca e nunca lhe darão crédito.
Existe tmb a questão do pai que chantageia o filho(a) para que este não saia de casa, não viva a vida dele, vá ser feliz. Que chantageia o filho para impedi-lo de se casar, ou o inverso, para que se case com o escolhido do pai. Tudo isso usando seus bens como moeda de troca.
Disse tudo isso para que vc não generalize a vida, no mundo temos todo tipo de pessoa e a Lei tem de servir para atingir a todos, não temos como provar que uma pessoa é ou não chantageada, portanto, a Lei garante que NINGUÉM possa ser preterido sem um justo e forte motivo.
concordo com tudo isso que disse BlackNight só que fiquei pensando.. poxa o que é do pai é do pai ele faz o que quer com o que é dele. só achei estranho ele nao poder fazer isso e ser contestado por isso. se ele vender o imovel e pegar toda grana e gastar não vai poder? ai eu tentendo que se gasto com ele mesmo pode, com outro filho não, a nao ser que seja com todos por igual?
eu por exemplopraticamente adotei uma criança, então se eutenho um carro e nãoquero mais ele e dou para um sobrinho eu poderia ser contestada por isso?
"se ele vender o imovel e pegar toda grana e gastar não vai poder? "
Marina, em momento algum dissemos aqui, e nem a Lei determina, que o dono de um bem está impedido de dispôr deste bem.
É claro que ele pode vender e torrar a grana!!!! É DELE!!! Ele dispõe como quiser!!!!
Não existe herança de pessoa viva. Enquanto o dono de um bem estiver vivo não existe herança, só mera expectativa de herança dos sucessores naturais. Só isso.
Mas o que não pode é um genitor favorecer um filho em detrimento do outro. A justiça não permite esse tipo de distinção, de estabelecer diferenças quando ambos os filhos tem igual direito de ser, de existir.