Depois de mais um cancelamento de lançamento do foguete russo Angara, que não conseguiu decolar no dia 27 de junho em frente do Presidente Russo, Vladimir Putin, e que ainda não estava pronto para o lançamento numa data de reserva, a mídia russa discuta as possíveis causas da falha crônica do projeto e da crise sistémica na indústria espacial russa. Segundo a Agência de notícias RIA Novosti, o adiamento do primeiro lançamento de teste do cosmódromo de Plesetsk foi causado pela detecção de vazamento de drenagem numa das válvulas. No dia 09 de julho deste, a imprensa russa relatou sobre o lançamento bem sucedido do veículo lançador Angara, mas de forma muito modesta, apenas nas algumas linhas, o que é muito estranho para um projeto tão importante. Então, surgin a questão se o lançamento deste foguete no dia 9 de julho foi bem sucedido? Efetuamos uma investigação jornalística, durante a qual fontes no Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (em Inglês - North American Aerospace Defense Command, NORAD), que é o sistema conjunto de defesa aeroespacial dos Estados Unidos e do Canadá, confirmaram a decolagem do veículo lançador Angara do sítio de lançamento. Entretanto, foi sublinhado que o vôo teve uma trajetória estranha. Além disso, o relatório de vídeo oficial do vôo é inesperadamente curto, menos de um minuto. O que realmente aconteceu lá? De acordo com uma fonte do Centro Espacial Khrunichev (Rússia), o lançamento do foguete Angara na verdade terminou em fracasso. A razão é que o segundo estágio do veículo lançador não conseguiu se separar. A nave espacial não atingiu a órbita planejada e fez um vôo suborbital, o que é confirmado pelos registros oficiais do Comando das Tropas de Defesa Aeroespacial da Rússia. Em seguida, Angara caiu em um lugar não programado. Além disso, não há evidências de intenção de orientar o foguete em direção de polígono Kura na Península de Kamchatka, bem como não há provas que Angara caiu precisamente neste local. Vale dizer que uma nova geração de foguetes espaciais Angara está projetada para colocar uma vasta gama de veículos espaciais - satélites, naves espaciais, estações interplanetárias automáticas - justamente em órbitas terrestres. De acordo com informações da Estação de Defesa de Mísseis Balísticos (BMD) na Califórnia (EUA), a trajetória estranha do foguete russo levou especialistas a confusão, após o que o sistema de defesa antimísseis tem sido colocado em estado de alerta máximo. Segundo analistas, a separação dos estágios do veículo lançador provavelmente não foi cumprida devido a um problema no sistema de controle. Angara voou em uma trajetória balística e caiu em um lugar não programado. Cabe mencionar que avaliação dos especialistas americanos tem correlação com informações obtidas do Centro Espacial Khrunichev. Como relaton anteriormente mídia russa, o lançamento do foguete Angara foi feito sem nenhuma carga útil. Em realidade, havia uma carga útil - o segundo estágio! O foguete Angara que se considera ambientalmente amigável, foi sendo desenvolvido durante os últimos 20 anos, incluindo as despesas de Coréia do Sul. De acordo com a Agência Espacial Federal Russa, no total no projeto foi investido mais de US$ 5 bilhões. Qual é a causa de falhas constantes, tendo em considerasão que porque Angara não foi a primeira? O problema da Angara é a degradação de toda a indústria espacial, os especialistas dizem Representante do Instituto da Economia Mundial e de Relações Internacionais da Academia de Ciências da Rússia, o major-general Vladimir Dvorkin, dice sobre osproblemas sistêmicos da indústria espacial russa: "Em primeiro lugar, a indústria não tem controle eficaz da qualidade dos produtos fabricados, que existia anteriormente. Em segundo lugar, o nível de qualificação dos profissionais da indústria espacial está caindo continuamente. E, em terceiro lugar, o custo de fabricação dos produtos espaciais se aumenta por causa de corrupção. Infelizmente, trata-se de dezenas de pontos percentuais ." De acordo com o Diretor-Geral da Corporação Espacial Conjunta, Igor Komarov, todos os acidentes dos últimos anos estão relacionados com os processos de controle de qualidade na fabricação, com sua organização, e com o treinamento de pessoal. Alem disso, mais de 70% dos equipamentos tecnológicos da indústria aeroespacial russa tem mais de 20 anos. Os gastos para a criação de satélites são quatro vezes maior do que os padrões estrangeiros, as especificações técnicas e operacionais permanecem extremamente baixas, e o número de acidentes está aumentando.

Respostas

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    ..ISS.... Quinta, 18 de setembro de 2014, 17h25min

    Vc ta confundindo " ciência" com ciencia ligada a temas juridicos/politicos. sua postagem esta completamente por fora do contexto deste fórum de debates.

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