Minha Amiga recebeu 05 notificações de infrações de trânsito, sendo que 03 estão com o horário de 07:01 e as outras 02 estão com o horário de 07:02, o que me chama a atenção é que as notificações foram feitas por um Policial da PRF que não fez abordagem, e segundo o mesmo, ele colocou que não foi feita a abordagem DEVIDO A TRAFEGO INTENSO, ocorre que as 03 primeiras apesar de serem no mesmo horário, foram 03 infrações diferentes. (Será que o agente teve olho e teve a dinâmica de escrever todas as três ao mesmo tempo???) porque as duas outras notificações foram escritas 01 minuto apenas de diferença ou seja as 03 primeiras 07:01 e em menos de 01 minutos ele conseguiu escrever mais 02, se isto não fosse o bastante, o citado Policial conseguiu enxergar o veiculo ha uma distância de mais de 05 KM de distância, tendo em vista que os endereços são diferentes. A minha primeira pergunta é: 1 - Como pode o Policial fazer tal averiguação a distância? 2 - Se o trafego estava intenso, porque o mesmo não fez abordagem? 3 - Como ele pode enxergar ha esta distância das 03 primeiras notificações, para as outras 02 notificações com 05 km de distâncias?

Diante do exposto, gostaria de orientação para fazer recursos destas infrações, uma vez que acho muito tendenciosa as mesmas.

Respostas

    P

    Pádua Recursos Segunda, 25 de agosto de 2014, 8h59min

    Sidnei,

    Quais as infrações supostamente cometidas, com local e horário?

    Atenciosamente,

    Pádua

    [email protected]

    ?

    Sidnei Rodrigues de Araujo Quarta, 10 de setembro de 2014, 11h40min

    Bom amigo, aqui vão as notificações e horários:
    1 - Ultrapassar pela direita CODIGO:58780 HORARIO:07:01 DATA:22/05 LOCAL:BR324 KM 607
    2 - Ultrapassar pela direita CODIGO:58780 HORARIO:07:02 DATA:22/05 LOCAL:BR324 KM 612
    3 - Ultrapassar pela direita CODIGO:58780 HORARIO:07:03 DATA:22/05 LOCAL:BR324 KM 614
    4 - Deixar de ind. c/Ant mud de faixa CODIGO:58434 HORARIO:07:01 DATA:22/05 LOCAL:BR:324 KM 607
    5 - Dir s/atencao ou sem c CODIGO:52070 HORARIO:07:02 DATA:22/05 LOCAL:BR324 KM 612

    Pode se perceber que as notificações 1 e 4 foram no mesmo local e horario e por seguinte as notificações 2 e 5 foram no mesmo local e horario. Ocorrem as seguintes dúvidas? 1) Como pode o mesmo agente fazer as citadas notificações com apenas um intervalo de 01 minuto para as demais? 2) Se o trafego estava intenso e o mesmo não pode fazer a devida abordagem, porque não parou o citado veiculo? 3) Como pode o citado agente fazer tais constatações ha uma distância considerada cerca de 05 km do primeiro ponto, seguindo de mais 02 km para o segundo ponto? A olho nú e com um trafego intenso não se é possível ter uma visão nitida de qualquer veiculo uma vez que o agente citou em todas as notificações que o trafego estava intenso e como pode o mesmo DISTINGUIR O CITADO VEICULO DOS DEMAIS HA UMA DISTÂNCIA CONSIDERADA COMO ESTA 05 KM ? Deixo as minhas dúvidas na esperança de amparo legal para ao menos configurar o abuso de autoridade que neste caso é o que suspeito. Deus abençoe e aguardo noticias. [email protected]

    .

    ..ISS.... Quarta, 10 de setembro de 2014, 12h01min

    Não vejo ilegalidade alguma.
    Ele não precisa escrever todas as infrações ao mesmo tempo, ele constatou as infrações, e lavrou-as depois ou seja ele pode levar 5 minutos para lavrar uma autuação, mais 10 minutos para lavrar a outra. E sim digamos que ele estava de binóculo, la vem o veic gol de cor vermelha ultrapassou na faixa continua, em seguida volta para sua faixa, sai para fazer outra ultrapassagem e não da seta o policial olhando no binóculo, ai ultrapassa outro veic pela direita tudo isso é perfeitamente possivel, qd veic passa por ele ele anota plca e simplesmente faz as autuaçãoes. Assim, procure outros motivos para tentar cancelar o auto de infração.

    P

    Pádua Recursos Quarta, 10 de setembro de 2014, 15h21min

    Sidnei,

    Além das observações feitas pelo colega ISS, o Policial Rodoviária poderia estar trafegando em uma viatura um pouco atrás de você e viu o cometimento de todas as infrações.

    Portanto, nada de irregular.

    Para averiguar possíveis erros, solicite à PRF cópias dos autos de infração.

    Verifique também se cada notificação foi enviada antes de 30 dias após a data da infração, pois esse atraso também cancela o auto de infração.

    Atenciosamente,

    Pádua

    [email protected]

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Quarta, 10 de setembro de 2014, 17h24min

    Sidnei!

    Apenas complementando as sábias palavras do colega Pádua, há necessidade de obter as cópias dos Autos para verificar as justificativas do Agente para não ter abordado o veículo. Isso (cópias) é imprescindível para verificar as informações lançadas pelo Agente.

    Num primeiro momento, não vejo problema no fato das infrações sequenciais pois foram várias atitudes para várias infrações idênticas. Também não vejo problema nas infrações no mesmo horário, pois com uma conduta, cometeu mais de uma infração.

    Atenciosamente,

    Fernando

    Site: www.sigarecursos.com.br

    Site: ww2.sigarecursos.com.br/ebook-defesa-de-multas-diversas/

    E-mail: [email protected]

    .

    P

    Pádua Recursos Quarta, 10 de setembro de 2014, 21h54min

    Fernando,

    Na postagem inicial, o Sidnei informa que, nas notificações, o PRF justificou as faltas de abordagem devido ao tráfego intenso, o que é perfeitamente admissível.

    Se isso já veio nas notificações, presume-se que também esteja nos autos de infração.

    Atenciosamente,

    Pádua

    [email protected]

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Quinta, 11 de setembro de 2014, 9h14min

    Pádua!

    Concordo perfeitamente. Mas vc não acha interessante que a viatura o seguiu durante alguns quilômetros e mesmo assim não conseguiu abordá-lo?

    Parece até que o consulente estava fugindo da viatura!

    Ora, se vc tem uma viatura disponível e deslocando no mesmo sentido do veículo infrator, é praticamente impossível não abordá-lo, podendo inclusive utilizar-se do acostamento, sirene, sinais luminosos, etc, para alcançá-lo.

    A meu ver, o fato do Agente "justificar" que havia tráfego intenso indica justamente o contrário: que não quis abordá-lo, fato totalmente repugnado pelo CTB, que preza a educação (mesmo que coercitiva) acima de tudo.

    Assim, há necessidade de verificar nos Autos se somente essa (tráfego intenso) é a desculpa para não efetivar a abordagem. Se for só isso, entendo que cabe recurso justamente por esse motivo.

    Atenciosamente,

    Fernando

    Site: www.sigarecursos.com.br

    Site: ww2.sigarecursos.com.br/ebook-defesa-de-multas-diversas/

    E-mail: [email protected]

    .

    ..ISS.... Quinta, 11 de setembro de 2014, 10h46min

    O grande problema Fernando é que não se consegue efetivamente demonstrar que o Policial não quia fazer a abordagem por simples "preguiça"

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Quinta, 11 de setembro de 2014, 10h58min

    ..ISS...!

    A prova nesse caso é simples: vários Autos por vários quilômetros.

    Por que não abordou? Não há explicação plausível sobre isso.

    Nós atacaríamos essa questão.

    Atenciosamente,

    Fernando

    Site: www.sigarecursos.com.br

    Site: ww2.sigarecursos.com.br/ebook-defesa-de-multas-diversas/

    E-mail: [email protected]

    .

    ..ISS.... Quinta, 11 de setembro de 2014, 11h23min

    Fernando! não há nada indicando que ele foi acompanahdo pela vtr policial. o mais plausível é que o agente estava parado observando a distancia seja utilizando um binóculo seja visão simples quando o veic passou por ele ele anotou a placa e autuou.
    a hipótese:
    " o Policial Rodoviária poderia estar trafegando em uma viatura um pouco atrás de você e viu o cometimento de todas as infrações". foi aventada pelo colega Pádua, eu prefiro ficar com 1ª hipótese.

    Fernando Siga Recursos

    Fernando Siga Recursos Quinta, 11 de setembro de 2014, 12h56min

    ..ISS...!

    Boa observação. Não tinha me atentado a isso.

    Porém, vc também há de convir que dependendo topografia da região, não havia como detectar tantas infrações estando à pé.

    Há necessidade de avaliar melhor toda a situação para verificação da tese correta, embora num primeiro momento, não estou descartando a questão da falta de abordagem.

    Atenciosamente,

    Fernando

    Site: www.sigarecursos.com.br

    Site: ww2.sigarecursos.com.br/ebook-defesa-de-multas-diversas/

    E-mail: [email protected]

    .

    P

    Pádua Recursos Sexta, 12 de setembro de 2014, 9h17min

    Fernando e ISS,

    Se o Policial Rodoviário justificou a falta de abordagem, seja lá qual for, mesmo que esteja mentindo, isso basta para que o julgador indefira a defesa, pois alegará que foi atendido o que determina o § 3º do Art. 280 do CTB.

    A briga para ganhar essa causa, o que eu acho muito difícil, somente na área judicial.

    Atenciosamente,

    Pádua

    [email protected]

    .

    ..ISS.... Sexta, 12 de setembro de 2014, 9h20min

    concordo com vc Pádua, alegar distancia do agente ou que ele deveria abordar e não o fez não vai ajudar em absolutamente nada.
    Não há como ela provar que ele não fez a abordagem por simples preguiça.

    J

    José Abrantes Domingo, 14 de setembro de 2014, 23h10min

    Para mim é unicamente perseguição pessoal do policial: o veículo infrator ser acompanhado pela viatura policial e:

    - no km 607 foi multado às 7:01;
    - no km 612 foi multado às 7:02;
    - no Km 614 foi multado às 7:03.

    Ambos estavam num tráfego intenso andando a 300 km/h? E se o veículo estava dirigindo sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança, então porque os policiais não efetuaram a devida abordagem? Ora, tráfego intenso, sem atenção e sem cuidados? Estavam esperando uma tragédia envolvendo pessoas inocentes? Historinha mal contada em multas porcas e mal feitas.

    .

    ..ISS.... Segunda, 15 de setembro de 2014, 5h59min

    Oh José! onde esta escrito que ele foi acompanhado pela viatura policial? Muito pelo contrário:

    "se isto não fosse o bastante, o citado Policial conseguiu enxergar o veiculo ha uma distância de mais de 05 KM de distância, tendo em vista que os endereços são diferentes."

    Entende-se e que o policial fazia a observação à distancia utilizando se de binóculo no minimo. Não ha nada de irregular

    J

    José Abrantes Sexta, 19 de setembro de 2014, 19h21min

    Pelo que foi claro, o fato da mulher dizer que "o policial enxergou o veículo a uma distância de mais de 5km" se caracteriza uma jocozidade da parte dela. Agora, policial de binóculo ... menos.

    .

    ..ISS.... Sábado, 20 de setembro de 2014, 9h14min

    menos? para quem vive só na Marginal Tiete talvez.