conexão em se tratando de justiça federal e estadual, qual será o competente.

Há 27 anos ·
Link

doutrinas e jurisprudências a partir de 1988, a respeito do assunto: Conexão em se tratando de justiça federal e estadual. qual será o competente?

1 Resposta
Antonio Rocha
Advertido
Há 27 anos ·
Link

As ações só podem serem reunidas por conexão quando tiverem o mesmo pedido ou causa de pedir. A competência se forma em razão da matéria e do lugar. Desta forma, sendo uma matéria de competência da Justiça Federal, não o será da Justiça Estadual, e, portanto, não hã como reuní-las por conexão, pois têm competências com base em direitos distintos. Quando ocorre, e, é muito raro direitos com competência de dois juizes ou tribunais, se da mesma entrança, o juiz deve dar-se por incompetente em relação aquela matéria e envia os autos para aquele apreciar, e após decidir, retorna àquele, para apreciar a matéria de sua própria competência.Exemplo: Se é arguida uma matéria de competência do STF que é prejudicial ao julgamento no STJ, este tribunal suspende o julgamento e remete ao STF para apreciar a questão de sua competência - matéria que versar sobre a Constituição Federal - e depois volta ao STJ para exame da matéria ordinária, se não ficar prejudicado. Abraços.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos