Legitimidade de menor impúbere

Há 27 anos ·
Link

Como eu devo proceder no seguinte caso?

Uma mulher tem um filho com um determinado sujeito, o qual não registra a criança. Essa mulher acaba por se casar com outro homem que acaba "colocando" a criança em seu nome. Entretanto, quando o menor contava com a idade de 18 anos, seu pai adotivo, entregue às bebidas, deixa de dar-lhe assistência material e moral. Passando por sérias dificuldades financeiras, a mãe decide verificar se o filho tem direito de ser reconhecido pelo pai sangüíneo, o que na verdade é da vontade do menor e tendo-se em conta que o pai legítimo encontra-se em folgada condição financeira.

Pergunta-se: Sabendo-se que este é um direito personalíssimo do filho, quem tem legitimidade para ser parte nesta ação ? O menor ou sua representante legal? Que tipo de ação deve ele mover contra o pai adotivo ? Existem jurisprudências neste sentido ?

2 Respostas
Guilherme
Advertido
Há 27 anos ·
Link

Ação de investigação de paternidade cumulada com alimentos em relação ao pai verdadeiro e ação negatória de paternidade em relação ao pai falso, cumulada com cancelamento do respectivo registro de paternidade. Ocorre que o fato praticado constitui crime de falsificação de registro público ou outro, basta ver no CP, portanto, não sei se constituiria uma situação perigosa em relação a mãe que à época tinha conhecimento de que o a pessoa que fora registrada como sendo pai do menor não o era realmente. Nestes casos a prescrição tem um termo inicial especial, merece ser observado antes de tomar-se qualquer atitude. No campo civil, pode o menor ou já maior ingressar com ação de alimentos em relação ao seu pai falso atualmente registrado como tal, ou ingressar com as ações acima para estabelecer o vínculo de paternidade com o pai verdadeiro e assim exigir o cumprimento da obrigação alimentar.

andré luiz cid maia
Advertido
Há 27 anos ·
Link

Prezado Evander:

Entendo que nada pode ser feito ; no caso concreto operou-se a decadência.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos