Trata-se de um acidente de trânsito, sem testemunhas do momento do acidente. Houve duas mortes. O MP denúnciou o caso como (2)homicídios dolosos e (2) tentativas de homicídio, pelo dolo eventual, haja vista que o motorista teria invadido a pista contrária. A rodovia é uma reta de ampla visibilidade. no sentido de trânsito do motorista acusado há um trecho com recapeamento asfaltico, nada que seje necessário desviar, porém, é a justificativa do MP para a invasão. Não estava embriagado ( teste negativo). Porém, o croqui da polícia demonstra que o provável ponto de impacto foi no centro da rodovia, pouco para dentro da pista do veículo de vítimas fatais. O MP requereu perícia computadorizada e reconstituição virtual do evento. Gostaria de auxílio dos colegas quanto a formulação de quesitos para a defesa.

Obrigado.

Respostas

    ?

    Alberto Nascimento Sexta, 13 de abril de 2001, 14h23min

    Caro colega a sua defesa deve se voltar para os aspectos tecnicos deste caso pois: 1) voçe deve procurar saber qual foi o local exato do embate dos veiculos, esta resposta voçe deve encontrar no laudo pericial, porque o local exato em acidente de transito e onde fica o maior numero de fragmentos vitreos ou plasticos deixados pelos veiculos; 2) voçe deve procurar saber dos peritos ou do condutor do veiculo se nehum fator externo contribuiu para o fato, tais como asfalto molhado ou ate mesmo defeito de engenharia da via publica, ai caracterizaria caso fortuito ou força maior; 3)E por fim entendo que uma reconstituiçao virtual do caso em tela nao vai mostrar a realidade material do acidente porque muitos dos vestigios ja foram descaracterizados, e portanto, este exame pericial sera feito de forma indireta, o qual nao considero um exame que mostre a verdade material como busca o processo penal, e apenas um exame tecnico de local de ocrrencia. Espero ter ajudado em alguma coisa e gostaria que o amigo me enviasse por e-mail alguma nome obra de seu conhecimento sobre pericia tecnica no processo penal, pois a minha monografia de conclusao de curso e sobre este assunto.