Produto entregue após estorno e cancelamento feito!
Olá,eu fiz uma compra no Mercado Livre,e verifiquei no código de rastreamento que o produto havia sido extraviado pelos correios e que por isso a entrega do mesmo não iria ser possível,nesse caso entrei em contato com o vendedor e o informei do ocorrido,e então ele resolveu a situação conforme as políticas internas do mercado pago,onde o Mercado Livre estornou o valor do produto para ambas as partes,até aí tudo certo,só que semanas depois o bendito produto chega na minha residência,no momento da entrega eu achei que fosse um outro pacote do Mercado Livre,pois havia comprado outros produtos no mesmo local,mas quando abri a caixa para minha surpresa era o tal produto que havia sido extraviado pelos correios e agora foi entregue,então nesse caso gostaria de saber como proceder,sendo que tudo já foi "finalizado" entre o vendedor e eu,onde nós dois recebemos o estorno feito pelo Mercado Livre do produto enviado.
Simples: se você não pagou pelo produto (tendo em vista ter havido o estorno e a devolução do seu dinheiro), ele deve ser devolvido ao verdadeiro dono (remetente). O negócio foi desfeito, então a mercadoria pertence ao vendedor.
Entre em contato com ele e combine o modo de envio, inclusive postando na modalidade a cobrar, na qual o destinatário paga a remessa.
Nesse caso acho que nao deveria devolver, pois qdo é extraviado o mercado livre paga o valor da mercadoria para quem enviou e para o comprador, entao se ele enviar para quem enviou... estaria devolvendo o produto que o mercado livre ja tinha indebizado! No caso teria que devolver para o mrcado livre... Mas nunca ouvi caso de devolver mercadoria ao mercado livre, pois eles nao vendem produtos, so presta o serviço.
EU COMPREI UM PRODUTO E OS CORREIOS ENVIARAM PARA UM ESTADO DO AMAZONAS E EU MORO NO MARANHÃO, DEVIDO AO ERRO TEVE MAIS DE MÊS DE ATRASO E O PRODUTO FOI EXTRAVIADO PELOS CORREIOS AI O VENDEDOR ME DEVOLVEU O VALOR PAGO PELO PRODUTO! DEPOIS DE UMA SEMANA VI QUE O PRODUTO FOI ACHADO E JÁ ESTA CHEGANDO NO MEU ESTADO! E AGORA QUEM VAI PAGAR A MERCADORIA O ML OU OS CORREIOS? PORQUE EU NÃO PRETENDO PAGAR, MAIS O VALOR DEVOLVIDO AINDA ESTA NA MINHA CONTA DO MERCADO PAGO, EU ACHO QUE A CULPA FOI DOS CORREIOS! E VCS OQUE ACHAM?
Depende. Não pode ser considerado apropriação indébita em todos os casos, visto que também pode caracterizar envio de produto sem solicitação prévia.
Se o produto foi enviado antes do cancelamento, e a pessoa foi notificada do envio, se o cancelamento ocorreu e já houve estorno, realmente é caracterizado apropriação indébita, visto que não houve má-fé do vendedor e sim da pessoa que recebeu o produto sem ter pago por ele, ciente de que o produto estava a caminho (mas tem que provar ciência do consumidor, não adianta puxar uma nota do além dizendo que enviou antes de cancelar e não notificar o cliente que estava a caminho).
Já se foi feito o cancelamento, o valor foi estornado, mas ainda sim o cliente recebeu o produto, sem saber que o produto estava a caminho (não houve notificações de envio, código de rastreio, apareceu por mera surpresa na sua casa), mesmo que o envio se refira a compra já cancelada, aí está caracterizado infração do artigo 39 do CDC, inciso III, e é equiparado a amostra grátis, mesmo quando não há má-fé do vendedor.
Portanto, sempre nesses casos, o vendedor tem que localizar e averiguar o erro antes que o produto chegue na casa do consumidor. Transferir a responsabilidade pelo envio indevido de produto ao consumidor é absurdo e abusivo, e por isso mesmo a lei contempla esses casos protegendo o consumidor.
No caso acima é responsabilidade dos Correios, pois deu o produto como extraviado, e depois de repente "entrega o produto" e se exime de responsabilidade. Isso não existe. Cabe ao vendedor indenização da mesma forma e deve ser pago pelos correios. Já o consumidor, não tem responsabilidade nenhuma sobre o ocorrido.
Esperei o vendedor se manifestar,mas ele não entrou em contato após o "extravio" e cancelamento do mesmo,procurei me informar com um advogado pra me esclarecer o que eu poderia fazer diante da situação,se eu deveria devolver ou não o produto,e fui orientada a ficar com o produto,sendo q o erro do correio e não meu,e no caso o vendedor já tinha sido indenizado pelo MP,e a venda cancelada á dias.O vendedor jamais entrou em contato,mas em todo caso eu fiquei com o produto tendo em mente que qualquer coisa eu pagaria o valor do mesmo.
Boa noite . Será que tem como me explicar como proceder nesse caso?
Tentei realizar uma compra em uma farmácia de manipulação online, mas após efetuar todos os procedimentos para o pagamento via boleto bancário, o mesmo não foi enviado para o meu e-mail. Tentei emitir uma 2ª via, mas não consegui. Entrei em contato com a farmácia e expliquei a situação, mas a resposta veio após 10 dias, onde informei que não tinha mais interesse na compra. Porém, hoje os produtos que cancelei foram entregues em minha residência e agora a vendedora pediu a devolução dos mesmos, sendo que o pagamento do frete de envio ficaria por minha conta e após o recebimento ela faria o estorno.
O problema é que estranhei os mesmos produtos que havia encomendados serem enviados, sendo que não foi feito nenhum pagamento. E o frete de devolução é realmente minha obrigação, afinal não conheço as pessoas e nem sei se realmente vão devolver o dinheiro desse frete.
Grata desde já pela atenção, Sueli