Olá,eu fiz uma compra no Mercado Livre,e verifiquei no código de rastreamento que o produto havia sido extraviado pelos correios e que por isso a entrega do mesmo não iria ser possível,nesse caso entrei em contato com o vendedor e o informei do ocorrido,e então ele resolveu a situação conforme as políticas internas do mercado pago,onde o Mercado Livre estornou o valor do produto para ambas as partes,até aí tudo certo,só que semanas depois o bendito produto chega na minha residência,no momento da entrega eu achei que fosse um outro pacote do Mercado Livre,pois havia comprado outros produtos no mesmo local,mas quando abri a caixa para minha surpresa era o tal produto que havia sido extraviado pelos correios e agora foi entregue,então nesse caso gostaria de saber como proceder,sendo que tudo já foi "finalizado" entre o vendedor e eu,onde nós dois recebemos o estorno feito pelo Mercado Livre do produto enviado.

Respostas

  • -1
    H

    Hen_BH Sexta, 12 de setembro de 2014, 0h01min

    Simples: se você não pagou pelo produto (tendo em vista ter havido o estorno e a devolução do seu dinheiro), ele deve ser devolvido ao verdadeiro dono (remetente). O negócio foi desfeito, então a mercadoria pertence ao vendedor.

    Entre em contato com ele e combine o modo de envio, inclusive postando na modalidade a cobrar, na qual o destinatário paga a remessa.

    ?

    Marycélia Mary Quinta, 18 de setembro de 2014, 1h40min

    Grata pela ajuda amigo.

  • -1
    E

    Everaldo Terça, 13 de janeiro de 2015, 16h05min

    Como terminou essa situação?

    H

    Haroldo Filho Quarta, 28 de outubro de 2015, 17h39min

    Nesse caso acho que nao deveria devolver, pois qdo é extraviado o mercado livre paga o valor da mercadoria para quem enviou e para o comprador, entao se ele enviar para quem enviou... estaria devolvendo o produto que o mercado livre ja tinha indebizado! No caso teria que devolver para o mrcado livre... Mas nunca ouvi caso de devolver mercadoria ao mercado livre, pois eles nao vendem produtos, so presta o serviço.

    Ronny Andrade

    Ronny Andrade Segunda, 17 de outubro de 2016, 14h02min

    EU COMPREI UM PRODUTO E OS CORREIOS ENVIARAM PARA UM ESTADO DO AMAZONAS E EU MORO NO MARANHÃO, DEVIDO AO ERRO TEVE MAIS DE MÊS DE ATRASO E O PRODUTO FOI EXTRAVIADO PELOS CORREIOS AI O VENDEDOR ME DEVOLVEU O VALOR PAGO PELO PRODUTO! DEPOIS DE UMA SEMANA VI QUE O PRODUTO FOI ACHADO E JÁ ESTA CHEGANDO NO MEU ESTADO! E AGORA QUEM VAI PAGAR A MERCADORIA O ML OU OS CORREIOS? PORQUE EU NÃO PRETENDO PAGAR, MAIS O VALOR DEVOLVIDO AINDA ESTA NA MINHA CONTA DO MERCADO PAGO, EU ACHO QUE A CULPA FOI DOS CORREIOS! E VCS OQUE ACHAM?

    R

    Rafael F Solano Terça, 18 de outubro de 2016, 15h36min

    Ronny, não aceite o produto e ele será devolvido ao remetente. Se vc aceitar e não pagar será apropriação indébita, não será os correios que vão pagar!!!!!

    G

    Gustavo Moraes Quinta, 22 de dezembro de 2016, 9h48min

    Depende. Não pode ser considerado apropriação indébita em todos os casos, visto que também pode caracterizar envio de produto sem solicitação prévia.

    Se o produto foi enviado antes do cancelamento, e a pessoa foi notificada do envio, se o cancelamento ocorreu e já houve estorno, realmente é caracterizado apropriação indébita, visto que não houve má-fé do vendedor e sim da pessoa que recebeu o produto sem ter pago por ele, ciente de que o produto estava a caminho (mas tem que provar ciência do consumidor, não adianta puxar uma nota do além dizendo que enviou antes de cancelar e não notificar o cliente que estava a caminho).

    Já se foi feito o cancelamento, o valor foi estornado, mas ainda sim o cliente recebeu o produto, sem saber que o produto estava a caminho (não houve notificações de envio, código de rastreio, apareceu por mera surpresa na sua casa), mesmo que o envio se refira a compra já cancelada, aí está caracterizado infração do artigo 39 do CDC, inciso III, e é equiparado a amostra grátis, mesmo quando não há má-fé do vendedor.

    Portanto, sempre nesses casos, o vendedor tem que localizar e averiguar o erro antes que o produto chegue na casa do consumidor. Transferir a responsabilidade pelo envio indevido de produto ao consumidor é absurdo e abusivo, e por isso mesmo a lei contempla esses casos protegendo o consumidor.

    G

    Gustavo Moraes Quinta, 22 de dezembro de 2016, 9h52min

    No caso acima é responsabilidade dos Correios, pois deu o produto como extraviado, e depois de repente "entrega o produto" e se exime de responsabilidade. Isso não existe. Cabe ao vendedor indenização da mesma forma e deve ser pago pelos correios. Já o consumidor, não tem responsabilidade nenhuma sobre o ocorrido.

    ?

    Desconhecido Quinta, 22 de dezembro de 2016, 13h29min

    Esperei o vendedor se manifestar,mas ele não entrou em contato após o "extravio" e cancelamento do mesmo,procurei me informar com um advogado pra me esclarecer o que eu poderia fazer diante da situação,se eu deveria devolver ou não o produto,e fui orientada a ficar com o produto,sendo q o erro do correio e não meu,e no caso o vendedor já tinha sido indenizado pelo MP,e a venda cancelada á dias.O vendedor jamais entrou em contato,mas em todo caso eu fiquei com o produto tendo em mente que qualquer coisa eu pagaria o valor do mesmo.

    S

    Su Freiesleben Sexta, 14 de abril de 2017, 2h02min

    Boa noite .
    Será que tem como me explicar como proceder nesse caso?

    Tentei realizar uma compra em uma farmácia de manipulação online, mas após efetuar todos os procedimentos para o pagamento via boleto bancário, o mesmo não foi enviado para o meu e-mail. Tentei emitir uma 2ª via, mas não consegui. Entrei em contato com a farmácia e expliquei a situação, mas a resposta veio após 10 dias, onde informei que não tinha mais interesse na compra. Porém, hoje os produtos que cancelei foram entregues em minha residência e agora a vendedora pediu a devolução dos mesmos, sendo que o pagamento do frete de envio ficaria por minha conta e após o recebimento ela faria o estorno.

    O problema é que estranhei os mesmos produtos que havia encomendados serem enviados, sendo que não foi feito nenhum pagamento. E o frete de devolução é realmente minha obrigação, afinal não conheço as pessoas e nem sei se realmente vão devolver o dinheiro desse frete.

    Grata desde já pela atenção,
    Sueli