Saudações, nobres colegas. Gostaria que os senhores (as) me ajudassem na seguinte questão:

Um senhor apareceu em meu escritório trazendo uma renúncia de direitos hereditários que seus filhos assinaram de comum acordo em 2009. Esta renúncia foi feita em cartório de notas e possui o reconhecimento de firma das assinaturas dos herdeiros renunciantes, entretanto não possui a assinatura de seus respectivos cônjuges. Possui a assinatura de duas testemunhas. Neste instrumento, consta nitidamente a renúncia de direitos, nos seguintes termos: "vindo neste ato renunciarem desde já a qualquer direito que teriam tanto sobre bem móvel e ou, imóvel, ações, contas, dinheiro advindo de seu pai, o Sr....".

Desta maneira,

1) É possível a renúncia da herança antes mesmo do falecimento do de cujus?

2) Se possível, estaria válida essa renúncia mesmo sem a assinatura dos cônjuges dos renunciantes?

3) Por ser a herança bem imóvel, estaria válido instrumento particular reconhecido em cartório para a renúncia ou precisaria de escritura pública?

4) Este instrumento tem alguma validade jurídica? Se não, é possível os futuros herdeiros renunciarem de alguma forma seus direitos hereditários antes da morte do de cujus?

Desde já agradeço aos que ajudarem... obrigado!

Respostas

    Júnior Araujo

    Júnior Araujo Sexta, 10 de janeiro de 2020, 23h24min

    Thiago sei bem o que tá passando cara ,aliás foi assim que vim para aqui atrás de alguma forma legal para renunciar desgraça de herança , boa sorte pra você , vou tentar me afastar dos meus pais tbm ,como disse o outro amigo ...mas mesmo assim vou fazer vídeo e cartas renunciando essa desgraça de herança

    L

    Luciano Pires Segunda, 14 de setembro de 2020, 17h54min

    João Paulo, com todo o respeito, mas sua interpretação do artigo 1.806, do Código Civil, está absolutamente equivocada.
    O artigo supramencionado NÃO FAZ nenhuma referência acerca de "renúncia antecipada". De onde você tirou isso?
    O Código Civil (Direito das Sucessões) segue uma lógica sequencial e o artigo 1.806, está disposto após a abertura da sucessão. Ou seja, não se aplica o que você disse por N motivos.

    N

    Nallyson Luiz Saraiva de Oliveira Segunda, 15 de março de 2021, 11h36min

    Thiago Moysés meu caro.
    Eu agradeço a Deus por sua vida!
    Eu estava ansioso com as mesmas dúvidas que você e lendo que você perguntava e o Rafael Solano respondia, vendo a.conversa entre vocês dois, eu tirei todas as minhas dúvidas.

    MUITO OBRIGADO!

    D

    Danielly Lima Segunda, 02 de agosto de 2021, 1h00min

    boa noite, me tira uma dúvida por favor . Meu irmão faleceu e deixou alguns bens, ele não tinha filhos, temos a nossa mãe ainda e ele possuía alguns bens, mas antes dele morrer uma das casas ele me deu, só que não chegou a ser passada pro papel, porém a energia lá é no meu nome, síndico sabe que eu estava responsável pela casa, proprietária que Está morando na casa sabe e também tem na ligação ele falando que me deu, mas infelizmente aconteceu essa fatalidade. Daí minha mãe t 79 anos e minhas irmãs falaram que a caixa econômica não aceita ela herdar a casa por conta da idade e falarm que se eu não assinasse o papel que elas fizeram de renúncia da herança a caixa tomaria a casa . Me ajuda por favor. Todas tem a sua casa , eu sou a caçula e não tenho, até a minha falou pra elas que ele me deu . Mas elas fizeram isso , mandaram foi eu trazer a minha mãe pra onde eu moro atualmente no apartamento de uma pessoa .

    G

    Gbs Segunda, 02 de agosto de 2021, 2h42min

    Idade nao impede recebimento de herança...o fato dele "falar que a casa seria sua" mas nao tem documento isso não lhe sa direito a propriedade... Sugiro que procure um advogado para ele analisar de fato a situação.

    D

    Danielly Lima Segunda, 02 de agosto de 2021, 12h16min

    entendi, muito obrigada. Me tira outra dúvida pfvr , se a minha mãe quiser passar a casa pra me ela pode ?

    G

    Gbs Segunda, 02 de agosto de 2021, 12h28min

    Nao ...sua mae so pode dispor de 50% dos bens para doar para quem quiser.