Como ir ao Juizado de pequenas causas apenas com a cópia do comprovante original de compra?
Comprei um carro usado (ano 2001), porém logo que cheguei lá o vendedor disse que não dava garantia porque o carro era muito velho. O vendedor não deixou fazer test-drive, deixou olhar o motor (por cima) e testar a parte elétrica apenas. Acabei comprando mesmo assim. Já imaginava que ele poderia vir com alguns problemas e preparei uma reserva para consertos posteriores. Logo que retirei da loja, na primeira curva, ouvi um barulho muito forte. Nas curvas seguintes o barulho continuava e como é o primeiro carro, achei que fosse a chave de roda batendo. Tirei a chave de roda e o barulho começou a se tornar mais constante, não só em curvas. Levei ao mecânico, precisou trocar o eixo traseiro inteiro. Lá se foram R$900,00 e antes disso, precisei levar ao borracheiro porque o pneu do lado direito traseiro estava murchando e precisou trocar válvula e fazer reparação, o que me custou R$30,00. Passados 1 mês de uso, começo a notar um cheiro muito forte de algo queimando e muita fumaça saindo do carro quando ligava, levei a outro mecânico e assim que chegamos ele colocou no elevador e pudemos ver um vazamento muito forte de óleo e ficaria R$250,00. Falei pra ele fazer uma revisão e além do vazamento de óleo ele notou que havia algumas válvulas soltas que estavam fazendo barulho que eu já havia notado antes, mais R$150,00. Falei também que as vezes o carro ficava fraco e acendia a luz de freio de mão e do óleo, juntas. Ele percebeu que estava com problemas no cabeçote e deixava o cilindro muito fraco, o que também havia notado antes mas achei que fosse pelo fato de ser 1.0 e 16v. Pra resolver isso, teria que fazer a retífica do cabeçote, troca de óleo e sairia por R$1000,00. Quando ele me falou esse valor, comecei a ficar muito preocupada pois cada dia que ele me ligava, aparecia um problema diferente no carro. Resolvi ligar pra loja onde comprei e falei com o próprio vendedor que escreveu no meu comprovante de compra "sem garantia", em letra de mão. Eu disse que tinha trocado o eixo, que tinha arrumado o vazamento do motor, arrumado as válvulas mas que agora apresentou esse problema no cabeçote e perguntei o que ele poderia fazer. Ele disse pra eu levar lá pro mecânico avaliar e disse pra ligar antes avisando, eu disse que tudo bem e desliguei. Logo em seguida fui falar com meu namorado e, nós achamos melhor não levar lá, pois essa loja fica muito longe e estávamos com medo de levar e ele apenas mascarar o problema como fez quando eu comprei. Estou escrevendo pra saber o que eu faço nessa situação. Já falei pro mecânico arrumar esse problema no cabeçote que é R$1000,00 porém não avisei o vendedor que falou pra eu levar lá. Procurei sobre essas coisas e vi que posso entrar com uma ação no juizado de pequenas causas alegando má fé do vendedor e que posteriormente seria marcada uma audiência. O que eu quero é ser reembolsada com esses gastos que eu tive e gostaria de saber se realmente é possível? Tenho as notas dos serviços que eu fiz, com exceção da borracharia, porém o meu comprovante do carro é uma xérox, ele não me deu o comprovante original. Só com essa xérox é possível eu ir no juizado de pequenas causas? Como proceder?
Segundo a lei, carro usado também tem a garantia de noventa dias a partir da data da compra, independentemente de termo expresso. O carro pode ser dos anos 80 por exemplo, que terá a mesma garantia. Importante: Aquele argumento usado pelo vendedor que só os carros novos têm garantia, ou só câmbio e motor você não deve aceitar. A lei determina a garantia para todos os produtos, sem especificar se são novos ou usados ou seu tempo de uso. Tente novamente um acordo com a concessionária, caso se recusem a resolver seu problema, procure imediatamente o Juizado Especial da sua cidade e entre com uma ação contra a concessionária.
Provavelmente você estará dando subsídios para que a concessionária diga que você levou o carro em outro mecânico e não os procurou, aí sim eles poderão estar "amparados" para não dar mais garantia. Leve tudo o que tem sobre o carro, inclusive o endereço da concessionária no Juizado para que se inicie a ação competente.