20 ANOS DEPOIS DONO DE TERRENO APARECE
olá minha mãe toma conta de um terreno a mais de 20 anos e hoje apareceu um jovem de 25 anos dizendo ser dono e querendo vender o terreno, ele não trouxe documentos nem nada e quer vender o terreno pra ela, porém ela não tem como pagar e não quer perder o terreno, ele deu um prazo de 10 dias pra ela arrumar o dinheiro, ela tem algum direito na justiça?
obs: durante esses mais de 20 anos nunca ninguém reclamou este terreno e ela sempre cuidou e zelou por ele.
Ela construiu benfeitorias no terreno ? Caso ela resida no terreno, o caminho é a ação de usucapião. Caso contrário, ela pode reter a posse e pleitear indenização pelo período que cuidou e zelou do lote. De qualquer forma sua mãe não deve pagar nada e tampouco sair do terreno. Para melhor visualizar a questão, vá ao registro de imóveis e requeira uma certidão de ônus reais do imóvel. Nela irá constar o nome do proprietário e vc poderá verificar a veracidade da história que o rapaz está contando.
anonima 2013:
A sua mãe nunca deve falar que toma conta do terreno, pois quem cuida de alguma coisa da a entender que é para outrem e quem cuida para outro não pode requerer usucapião, a posse é precária.
Sua mãe tem a posse desse imóvel ha mais de 20 anos, como se dela fosse; sendo o imóvel urbano e sua mãe não possui outro imóvel, poderá requerer o usucapião, tendo em vista já haver completado o prazo urbano de 05 anos; se o imóvel for rural, o prazo é de 15 anos, e se estabeleceu-se com moradia e produziu o prazo é de 10 anos, independente de titulo de boa fé, podendo requerer que o juiz declare por sentença, servindo essa de titulo para o registro no cartório de R.I.