20 ANOS DEPOIS DONO DE TERRENO APARECE

Há 11 anos ·
Link

olá minha mãe toma conta de um terreno a mais de 20 anos e hoje apareceu um jovem de 25 anos dizendo ser dono e querendo vender o terreno, ele não trouxe documentos nem nada e quer vender o terreno pra ela, porém ela não tem como pagar e não quer perder o terreno, ele deu um prazo de 10 dias pra ela arrumar o dinheiro, ela tem algum direito na justiça?

obs: durante esses mais de 20 anos nunca ninguém reclamou este terreno e ela sempre cuidou e zelou por ele.

5 Respostas
Paulo Damm
Há 11 anos ·
Link

Ela construiu benfeitorias no terreno ? Caso ela resida no terreno, o caminho é a ação de usucapião. Caso contrário, ela pode reter a posse e pleitear indenização pelo período que cuidou e zelou do lote. De qualquer forma sua mãe não deve pagar nada e tampouco sair do terreno. Para melhor visualizar a questão, vá ao registro de imóveis e requeira uma certidão de ônus reais do imóvel. Nela irá constar o nome do proprietário e vc poderá verificar a veracidade da história que o rapaz está contando.

Autor da pergunta
Há 11 anos ·
Link

Paulo obrigada pelo esclarecimento. Me tranquilizou e posso orienta-lá com suas informações.

francisco de Assis Temperini
Há 11 anos ·
Link

anonima 2013:

A sua mãe nunca deve falar que toma conta do terreno, pois quem cuida de alguma coisa da a entender que é para outrem e quem cuida para outro não pode requerer usucapião, a posse é precária.

Sua mãe tem a posse desse imóvel ha mais de 20 anos, como se dela fosse; sendo o imóvel urbano e sua mãe não possui outro imóvel, poderá requerer o usucapião, tendo em vista já haver completado o prazo urbano de 05 anos; se o imóvel for rural, o prazo é de 15 anos, e se estabeleceu-se com moradia e produziu o prazo é de 10 anos, independente de titulo de boa fé, podendo requerer que o juiz declare por sentença, servindo essa de titulo para o registro no cartório de R.I.

Jean Fialho de Carvalho
Há 11 anos ·
Link

Se ela comprovar na justiça que durante esses 20 anos, ela cuidou realmente de imóvel passa fica mente, e nenhum suposto proprietário veio a reclamar pela posse do aludido imóvel, ela pode requerer o imóvel através do instituto denominado uso capiao. Sou de porto velho Rondônia.

Tiago Siqueira
Há 9 anos ·
Link
· Editado

Cerquei um terreno a 4 anos , e moro em frente a 17 anos e nunca apareceu dono , posso construir , pois está livre de ônus reais , sempre limpo e ja plantei árvores ype , manga, laranja , 15x30 , não sei do IPTU , terei algum direitos sobre o lote

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos