Sou aposentado por invalidez, mas já tenho tempo de me aposentar por idade. Para não ficar totalmente sem atividade, comecei a cursar contabilidade. Gostaria de exercer alguma função que não exija muito esforço. Pergunto, posso pedir cancelamento da aposentadoria por invalidez e prestar concurso público? Posso pedir conversão para aposentadoria por idade e assim prestar concurso público?

Respostas

    R

    Representando Sábado, 04 de outubro de 2014, 20h57min

    Participando da discussão para conhecimento.

    Pergunto, posso pedir cancelamento da aposentadoria por invalidez e prestar concurso público?

    Aconselhável é prestar o concurso público se aprovado, após assumir o cargo. Requerer junto ao INSS, o disposto no Decreto 3048. Art. 48. O aposentado por invalidez que retornar voluntariamente à atividade terá sua aposentadoria automaticamente cessada, a partir da data do retorno.

    ?

    Desconhecido 155261/RJ Segunda, 06 de outubro de 2014, 19h57min

    Será que posso pedir a conversão da minha atual aposentadoria por invalidez, para aposentadoria por tempo de contribuição (tenho + de 35 anos de contr. ao inss) e assim prestar concurso?