Prezados,

Tenho 29 anos de idade, sou casado, sei quem é meu pai (tive convívio até os 13-14 anos de idade), porém o mesmo não reconheceu a paternidade oficialmente (não consta em minha Certidão de Nascimento). Vou entrar em contato com CNJ para requerimento de reconhecimento paternal. Minhas dúvidas são:

1 - Quando reconhecida a paternidade, posso mover uma ação de danos morais pelos anos em que não tive reconhecimento, solicitando algum tipo de pensão retroativa? Tendo em vista que eu cresci em uma família com proporções econômicas bem inferiores as do meu pai. 2 - O meu pai tem cidadania portuguesa, tendo em vista que não foi muito amigável esse pedido de reconhecimento paternal, como posso fazer para requerer cidadania portuguesa a partir dele? 3 - Quando reconhecida a paternidade, o que pode ser feito por minha parte para evitar que existam atitudes dúbias para/com seus pertences econômicos, querendo que evite que eu seja um possível herdeiro (pelo fato de ele atualmente possuir imóveis em seu nome)?

Respostas

    D

    Desconhecido Segunda, 06 de outubro de 2014, 0h11min

    meu primo tem a sua idade e entrou na justiça pedindo reconhecimento de paternidade e com o processo por abandono afetivo e material e as chace dele ganha são muito altas.