Tenho um filho de 9 meses, sob guarda da mãe. De comum acordo faço visitas a cada 15 dias, apesar da distância por morarmos em estados diferentes. Minha dúvida é em relação à minha família, em especial a minha mãe, hoje com 78 anos e saúde debilitada, que ainda não conhece o neto. Quando trato desse assunto surgem os conflitos e já escutei as coisas mais disparatadas. De tentar sequestrar o meu filho, a que ele estaria exposto a perigos, como doenças graves fora do ambiente que não seja do convívio da mãe e da família dela. Ela viaja a todo momento com a criança e nem sempre avisa sobre isso.Fico sabendo pelas redes sociais. As férias de fim-de-ano já foram planejadas por ela e não vou vê-lo nem no aniversário dele (23/12) nem nas festas de fim de ano. Gostaria de saber como proceder. Tento evitar um conflito maior mas também me sinto tolhido nos meu direito como pai.

Respostas

    Eduardo Pizzetti

    Eduardo Pizzetti Segunda, 06 de outubro de 2014, 15h40min

    Evitar o conflito é a melhor saída, mas quando os acordos beneficiam apenas um dos lados, é preciso rever os conceitos, principalmente por permear o baixo convívio da criança com um dos seios familiares, no caso o seu.
    Quanto ao direito de visita da avó, cabe ação para garantir tal visita. Avós tem seus direitos de visita amparados pela lei, mas para isso é preciso constituir advogado (particular ou defensoria pública) para entrar com ação.

    No seu caso, o correto é entrar com ação de regulamentação de visitas, onde, além de definir os dias que poderá pegar a criança, determinará questões como datas festivas como dias dos pais, natal, réveillon, aniversários (seu e da criança), além das férias escolares de inverno e verão.

    Não fique esperando pela boa vontade de quem não a tem, corra atrás e caso não deseje pleitear a guarda da criança, pelo menos, regulamente de forma justa as visitas.

    Boa sorte.