Bom dia, sou proprietário de um terreno e possuo todos os documentos, como escritura, contrato de compra e venda. Ocorre que aproximadamente a uns 8 meses, um senhor construiu um muro, fechando assim todo o meu terreno. Ao questioná-lo, ele me expulsou não só do meu terreno como disse ser dono do mesmo, afirmando possuir um contrato de compra e venda... Diante disso, gostaria de saber:

1- Posso entrar com uma ação de reintegração de posse com pedido liminar cumulado com pedido de perdas e danos em razão de ter sido expulso além de ter ficado impossibilitado de construir no meu terreno.

2- moro hoje de favor com minha irmã e não possuo carteira assinada. Posso pedir justiça gratuita mesmo utilizando os serviços de um ADV particular?

3- Devo entrar na vara civil ou na especial? O terreno custa em torno de R$30 mil reais.

4- qual valor posso pedir a titulo de danos morais?

5- tendo em vista que o senhor invadiu meu terreno e la construiu um muro... Devo pedir para o ADV incluir alguma clausula para que não corra o risco de indenizar o invasor por conta do muro q ele construiu no meu terreno?

Respostas

    ?

    Desconhecido Quinta, 09 de outubro de 2014, 18h00min

    e ae galera... Preciso de ajuda!

    P

    PAULO DOS REIS 68490/MG Quinta, 09 de outubro de 2014, 18h25min

    Contratar um advogado para entrar com Ação de Reintegração de Posse

    Felipe Lopes

    Felipe Lopes Sexta, 10 de outubro de 2014, 9h24min

    Olá Raul são bons questionamentos condizentes até com uma prova ou teste de faculdade.

    Para esbulho a ação cabível é a de reintegração de posse, porém, atente-se para o prazo pois esta deve ser manejada até um ano e dia passando disso corre-se o processo no rito ordinário que não caberá liminar mas tutela antecipada.

    2- Se você preencher os requisitos para justiça gratutita pode sim o simples fato de contratar advogado particular por si só não exclui essa possibilidade.

    3- O foro vai depender da cidade onde você reside ou onde o terreno localiza-se se haver juizado especial bem se não a vara competente é o juízo cível comum.

    4- Vai depender do seu advogado o quantum que se almeja tendo em vista a proporcionalidade aliada as circunstâncias fáticas do caso. Não opino nesse sentido...

    5- Se o muro for uma benfeitoria necessária (coisa que agrega ao bem para aumentar-lhe o valor) você terá que indenizá-lo. Que tipo de cláusula seria essa? não sendo um contrato o código prevê a justa indenização.

    Espero ter contribuido mas é aconselhável procurar um advogado especialista na área e que possa reiterar-se acerca dos detalhes do caso. Abraços.

    ?

    Desconhecido Segunda, 13 de outubro de 2014, 14h56min

    4- o terreno possui um valor de R$30mil, qual o valor que posso pedir a titulo de danos morais e materiais? (aproximadamente que seja)...

    5- Apesar de ter invadido o meu imóvel, ainda assim tenho de pagar pelo muro?
    Não há como imputar ao invasor, determinando que este deve suportar o prejuízo de ter construído muro em terreno que não lhe pertencia?