Transação Penal XSuspensão Condicional do Processo

Há 21 anos ·
Link

Quais as diferenças e semelhanças entre a Transação Penal e a Suspensão Condiconal do Proceso?

2 Respostas
JM
Advertido
Há 21 anos ·
Link

Prezada Lidiana, Transação penal é procedimento aceito na Lei 9.099/95 (art. 76) e segundo Damasio de Jesus "é ato jurídico que extingue obrigações através de concessões recíprocas das partes interessadas. Não se trata de um negócio entre o MP e a defesa: cuida-se de um instituto que permite ao juiz, de imediato, aplicar uma pena alternativa ao autuado, justa para a acusação e defesa, encerrando o procedimento". Conforme o caso, o MP pode: propor a transação, pela oferta de aceitação da pena alternativa (art. 74); o MP pode propor a suspensão provisória do processo (art. 89); ou o arquivamento do feito. Isso se o procedimento, tratando-se de crime de ação penal pública condicionada à representação, não foi encerrado pelo acordo civil extintivo da punibilidade (art. 74, par. único, da Lei n. 9.099/95). Segundo Damásio de Jesus, a suspensão condicional do processo (art. 89) é abstratamente mais vantajosa para o réu do que a aplicação imediata de pena menos gravosa (art. 76). Na proposta há imposição de pena, inexistente na suspensão. De ver-se, entretanto, a possibilidade de a transação, diante das circunstâncias do caso concreto e do interesse do acusado, ser mais conveniente do que a suspensão provisória do processo. A suspensão condicional da pena, o famoso "sursis" (art. 77 a 82 do CPB) consiste na suspensão do cumprimento da pena privativa de liberdade, desde que atendidos determinados pressupostos legais e cumpridas certas condições pelo condenado. Trata-se de medida de política criminal. Sua finalidade é de evitar a promiscuidade das prisões, estimulando o condenado a que não volte a delinqüir. Visa a reeducação e ressocialização do condenado, na medida que afasta o convívio prejudicial com outros condenados irrecuperáveis. Caracteriza-se como sendo um dos direitos do condenado. Quando cumpridos os requisitos legais à sua concessão.

Júnior
Advertido
Há 21 anos ·
Link

Prezada Amiga Lidiana:

As diferenças são muitas. Em relação às semelhanças, o que vejo é que, nos dois casos, há uma proposta pelo Ministério Público, há possibilidade de aceitação ou não pelo autor da infração, e há um pronunciamento do juiz. Grandes abraços,

Jr.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos