Boa Tarde.Gostaria de tirar uma dúvida,já contribuir para o inss mais de 2 anos,porem já vai fazer 2 anos que não estou contribuindo.Penso em engravidar,para eu ter direito a licença maternidade preciso apenas contribuir mais 3 meses?E no caso no meu ultimo emprego eu recebia dois salários,para eu ter direito ao mesmo valor quanto devo contribuir?

Respostas

    A

    Armando Sexta, 10 de outubro de 2014, 17h02min

    PRISCILA//
    a) "...já contribui para o INSS mais de 2 anos,,," Com CTPS-assinada? 24 Contribuições.
    b) "...vai fazer 2 anos que não estou contribuindo..." Pode ter perdido a qualidade de segurado.
    c) Contribua 3 meses(1/3 de 10 contribuições de Carência para salário-maternidade) consecutivos sem atraso
    c-1 Até 15/10/2014 a Competência Set/2014
    c-2 Até 14/11/2014 a Competência Out/2014
    c-3 Até 15/12/2014 a Competência Nov/2014
    d) Sua qualidade de segurada estará recuperada
    e) Após recolher a Competência Out/2014 poderá engravidar.
    f)Como seu salário era de 2 salários mínimos Vc deverá efetuar seus recolhimentos na Categoria de Segurado Facultativo sob o Código 1406 20% tendo como salário-de-contribuição um mínimo de R$724,00 a um teto de R$4.390,24 conforme sua possibilidade financeira em cada mês.
    Boa sorte.
    Armando.