Constam em meu extrato de contribuições ao INSS salários bem acima do teto. Como 12/1995 R$ 11.679,87 e 02/1997 R$ 7.493,75, além de outros. Atualizei os salários de contribuição entre 07/1994 e 08/2014 e exclui as 20% menores contribuições. Obtive uma média superior a R$ 9.000,00, mais que o dobro do teto. PERGUNTO: 1 - Houve no passado possibilidade de se recolher sobre salário de contribuição superior ao teto da previdência? 2 - Os salários de contribuição em valor superior ao teto devem sofrer algum tipo de ajuste antes ou depois da atualização? 2 - Posso enviar uma planilha excel com os salários de contribuição e os respectivos índices para verificar se houve erro no cálculo? Agradeço qualquer esclarecimento. Forte Abraço!

Respostas

    A

    Armando Sexta, 10 de outubro de 2014, 20h26min

    JOSE LUCIANO GONÇALVES DA SILVA//
    Em seu extrato de "contribuições" ao INSS constam "salários" bem acima do teto.
    Não se trata de "salário de contribuição" mas sim, de remuneração.Considere-se que Salário é Espécie, enquanto que Remuneração é Gênero. (.salário + comissões por exemplo).
    Por exemplo, Na Competência AGO/2014 Vc pode ter tido uma "remuneração" de R$5;000,00 mas para o INSS vale só até o teto de R$4.390,24 que é o que deverá ser atualizado,
    Sds. cordiais.
    Armando.