Estou me separando e gostaria de saber exatamente o que tenho direito na dissolução de união estável.

Morávamos num apto que é meu antes de conhecer ele e em agosto do ano passado ele comprou uma casa para nós, onde entrou um apartamento que ele comprou um mês antes de nos conhecermos (deste apartamento, ele pagou uma entrada de R$ 30.000,00 antes de nos conhecermos e as demais parcelas foram pagas durante o nosso casamento). Tenho direito a esta casa?

Meu apartamento está alugado e devido a brigas com os vizinhos causadas por ele, não tenho como voltar a morar lá.

Além disso outros valores como rescisão contratual de trabalho, FGTS, Previdência Privada, aplicações, entre outros valores, o que mais devemos dividir?

Respostas

    M

    malu Sexta, 10 de outubro de 2014, 20h19min

    todos os bens que foram adquiridos a partir da data da realização da União estavel

    Rosivaldo Jorge

    Rosivaldo Jorge Sexta, 10 de outubro de 2014, 20h24min

    Terá que ser dividido tudo o que construíram juntos. No seu caso, não entra o seu apartamento, visto que já o possuía antes da união.
    Em relação à casa, presumindo que tenha sido feita uma permuta simples pelo apartamento, você terá direito a metade do "agio" que já foi pago pelo apartamento durante a união, e ele a outra metade mais os R$ 30.000 que "trouxe".
    Valores trabalhistas não entram na divisão.

    Rosivaldo Jorge

    Rosivaldo Jorge Sexta, 10 de outubro de 2014, 20h26min

    Dinheiro no banco, entra na divisão, exceto se houver prova de ter sido ganho antes do relacionamento.

    D

    Desconhecido Domingo, 12 de outubro de 2014, 0h50min

    Todos os bens adquiridos durante a convivência devem ser divididos em 50% para cada. Caso contrário a divisão se dará também com os Advogados. E verbas trabalhistas entram na divisão sim, principalmente se o Emprego foi durante a convivência.

    Portanto, é bom entrar em acordo com seu Companheiro, para não aumentar o Divisor.

    Rosivaldo Jorge

    Rosivaldo Jorge Terça, 14 de outubro de 2014, 20h11min

    Eu me equivoquei, o Dinahz tem razão no que disse.