Olá, eu estou passando um tempo no Canadá com visto de turista. Estou há 7 meses e namoro minha namorada canadense por 6 meses. Nós já moramos juntas quase desde o início do namoro, mas eu preciso voltar para terminar minha universidade. Voltarei mês que vem e ela deve ir lá pelo mês de março de 2015. Porém, ela gostaria de trabalhar como professora de inglês (que é sua profissão aqui no Canadá), e poder morar regularmente. Estamos pensando em nos casar aqui no Canadá e entrar com processo de visto, mas não sabemos se casando fará alguma diferença de verdade. Não sabemos que visto requisitar. Minhas dúvidas são:

  • Se casarmos aqui, eu voltaria ao Brasil, depois ela poderia me enviar o documento oficial de casamento por correio e eu faria a tradução juramentada no Brasil e regularizaria também no Brasil o casamento. Então ela poderia entrar com pedido de visto aqui mesmo no Canadá?

  • Qual seria o visto possível? Existe a possibilidade de ela chegar e já poder dar entrada no pedido de documento do estrangeiro para trabalhar, ter plano de saúde etc?

Não estamos ainda preparadas para casar. Não porque não queremos, mas porque queríamos fazer festa, tudo direitinho, mas se não pudermos ficar juntas aqui ou no Brasil, não adianta. Por favor, gostaria muito da ajuda de alguém que compreendesse sobre o assunto. Obrigada.

Respostas

    H

    honorio vieira Suspenso Segunda, 13 de outubro de 2014, 15h02min

    Boa tarde Drica,

    Pode casar-se no Canada e legalizar o casamento no consulado brasileiro no local onde reside, e pode sim, requerer o visto ai mesmo, e aqui no Brasil, fazer apenas o processo de registro na Polícia Federal, mas caso não consiga o visto pelo casamento diretamente no consulado brasileiro ai no Canadá, poderá traze a certidão de casamento consular e fazer a transcrição no cartório de registro civil na cidade onde irá residir no Brasil, e depois requerer o visto na Polícia Federal.
    Att.
    Honorio - [email protected]

    ?

    Desconhecido Quarta, 15 de outubro de 2014, 21h51min

    Muito obrigada, Dr. Honorio. Acabamos de adquirir a licença para o casamento e iremos nos casar no sábado, e semana que vem estarei voltando ao Brasil. E no caso de negarem o visto - isso é possível? -, ela terá que aplicar para um visto de turista e iniciar o procedimento de visto permanente novamente, já estando no Brasil?

    H

    honorio vieira Suspenso Quinta, 16 de outubro de 2014, 21h08min

    Boa noite Drica,
    Existem duas possibilidades para aplicar o visto, primeiro, se o casamento for celebrado no exterior, deverá legalizar o casamento no consulado brasileiro, onde será emitida uma certidão de casamento consular e ao mesmo tempo tentar aplicar o visto de reunião familiar pelo casamento, e caso não consiga, ela poderá entrar como turista e aplicar o visto na Polícia Federal no Brasil, e caso o processo esteja devidamente instruído, ela já terá a carteira de estrangeiro num prazo máximo de 60 dias,.
    Att.

    Honorio - [email protected]