Hoje sou empregado com registro em carteira com salário abaixo do teto do INSS e gostaria de fazer a contribuição ao INSS até o limite do teto de contribuição para fins de aposentadoria, pergunto: Necessito ir a uma agência do INSS para solicitar o meio de recolhimento desta diferença? Se o recolhimento complementar for possível pode ser feito pela Guia da Previdência Social e qual código?

Respostas

    A

    Armando Terça, 14 de outubro de 2014, 16h46min

    Marcos A. Santini//
    Vc poderia se inscrever no INSS como CI-Contribuinte Individual(autônomo) Código 1007 para recolher sobre o que mensalmente faltou, pela Categoria de empregado, para atingir o teto de R$4.390,24.
    Tal contribuição, entretanto, poderá ser feita DESDE que Vc exerça uma atividade por conta própria remunerada, e, ainda precisar comprovar ao INSS o exercício da atividade e da remuneração auferida.
    Como Segurado Facultativo Código 1406 não lhe será possível uma vez que Vc já é contribuinte obrigatório na Categoria de empregado com CTPS-assinada.
    Boa sorte.
    Armando