Meus pais estão se separando, tenho 20 anos e meus irmãos 7 e 9 anos. Minha mãe tem um emprego a parte, mas meu pai trabalha num negócio em que ambos trabalharam para construir. Agora meu pai diz que minha mãe não tem direito a receber a porcentagem de lucro dela e que só tem direito à pensão; minha mãe por sua vez quer os 50% da parte dela no negocio mais a pensão dos meus irmãos. Quem está certo?

Um outro ponto, tenho 20 anos e não conclui a faculdade. Um advogado amigo da família disse que meu pai ainda tem obrigações legais comigo por eu não ter concluído o ensino superior, além de morar com eles. Queria saber quais são meus direitos, se é que tenho algum?

Respostas

    Suzana L. Alves

    Suzana L. Alves Terça, 14 de outubro de 2014, 14h38min

    A questão sobre seus pais é mais complicada de responder, pois envolve muitas variáveis, como regime de bens do casamento, se sua mãe faz parte formalmente do contrato social deste negócio...entre outros. Melhor conversar com este advogado amigo da família sobre isso.
    Quanto a você, os tribunais costumam entender, em regra, que o pai mantém a responsabilidade de auxiliar financeiramente os filhos até se formarem.
    Mas isso pode variar, se você já trabalha, por exemplo, se for autossuficiente.