Olá a todos, o meu problema é o seguinte. O meu sobrenome é Schumacker, porém escrito com "k", sendo que o nome em alemão é escrito com "h". O meu bisavô era alemão, mas não tenho nenhum documento do mesmo, e na certidão de nascimento do meu avô o nome está escrito com "k", o que me induz a pensar que o erro ocorreu quando o meu bisavô chegou ao Brasil. A minha dúvida é se eu posso consertar o meu nome substituindo a letra "k" por "h" sem ter alguma comprovação que o mesmo foi escrito errado, tendo em vista que é inviável eu conseguir qualquer prova. Seria fácil conseguir fazer essa alteração ou seria um problema muito burocrático ou impossível por não poder comprovar?

Respostas

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 14 de outubro de 2014, 20h19min

    KLEYDSON

    É necessário ingressar com AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO Civil para conseguir a TRANSLITERAÇÃO pretendida. Tenho dezenas de processo assim. Porém, imprescindível ao menos uma certidão de registro civil que demonstre que seu ascendente chegou a ter esta grafia de sobrenome. É comum clientes irem ao exterior em busca delas, e, em seguida, fazendo a tradução juramentada dela.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Y

    Yolanda das dores salvador augusto pinho Sexta, 31 de outubro de 2014, 15h04min

    ola preciso de saber em caso da certidão de nascimento o nome ser iolanda com i ,mas no bilhete e passaporte ouros documentos estar com y yoanda e eu e eu assino com y yolanda,e possível a troca da letra no nome? Porque senão terei que fazer a troca de todos documentos para letra inclusive certidões de filhos? gradecia a resposta sou angolana

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 31 de outubro de 2014, 15h19min

    YOLANDA

    Você deverá pedir a alteração de letra no país onde você nasceu e foi registrada (Angola). Somente assim a sua transcrição brasileira poderá ser retificada.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    M

    Marco Sábado, 08 de novembro de 2014, 7h39min

    Kleydson, eu estou nessa luta tbm de corrigir os meus sobrenomes, todos de origem italiana, eu encontrei documentos de até o meu pentavo pela internet. Existem varios sites de genealogia, como www.familysearch.org
    Eu tive muita sorte porém não é garantido que os documentos dos seus ascendentes tenham sido "registrado" no site. Vc tera que trabalhar muito em cima disso, mas vou te dizer que hoje em dia isso virou uma forma de passar o tempo, é algo que vicia! Se precisares de ajuda pode contar comigo, eu nao posso te ajudar muito pois tenho uma pequena experiência procurando os meus documentos italianos e não alemães.... Estou ajuntando todas as certidões de nascimentos italianas e quando for o momento, eu ja até pensei em procurar o Dr Herbert para ver como que fica.
    Um abraço e boa sorte!