Boa noite,

Tranquei minha matrícula na faculdade de Direito por 1 ano e meio, período compreendido entre 2009 e 2011. Quando retornei à faculdade, a mesma instituição, a grade curricular sofreu alterações, incluindo matérias estapafúrdias - leitura e interpretação de texto I e II e raciocínio lógico, por exemplo - que são agora algumas das quais constam como pendentes para que eu conclua o curso. Lembro de ter visto um julgado meses atrás sobre esse tema, discorrendo sobre a vedação à faculdade em incluir matérias na grade curricular no meio do curso, mesmo em casos de trancamento, mas gostaria de uma resposta mais objetiva: sou obrigado a fazer essas matérias ou a faculdade deve se ater às matérias exigidas quando iniciei o curso? Como devo proceder para ter meu pleito atendido por vias administrativas e, se necessário, por vias judiciais?

Respostas

    E

    ed Quarta, 15 de outubro de 2014, 2h51min

    Acredito que seja comum e direito das universidades de atualizarem a sua grade curricular e aos alunos cabe se submeter a estas novas disciplinas mesmo que tenham mudado somente no nome.

    ?

    Desconhecido Quarta, 15 de outubro de 2014, 15h50min

    Desculpe, mas isso não faz sentido. Que segurança posso ter com esse direito da faculdade de atualizar a grade da maneira que bem entender? Perceba, não estou falando de matérias substituídas, e sim matérias incluídas numa grade que não foi a que contratei de início. Entendo perfeitamente que atualizações aconteçam e matérias antigas sejam equiparadas às novas, mas a inclusão de novas disciplinas modifica o currículo e atrasa e muito a formação, tanto é que a inclusão dessas matérias que citei atrasará minha formação - que já está atrasada por conta de outros problemas menores - em mais um ano.

    D

    Desconhecido Quarta, 15 de outubro de 2014, 16h56min

    a faculdade pode muda a grade curricular todo o semestre se quiser não pode e colocar para alunos que fazem todo o semestre sem tranca matérias novas, como vc trancou, foi quebrado o contrato inicial e com isso o seu currículo pode e sera mudado, podendo ser incuso novas matérias a parti do momento do seu retorno.

    ?

    Desconhecido Quarta, 15 de outubro de 2014, 18h48min

    O trancamento de matrícula não interrompe o vínculo com a instituição, desde que o período de trancamento não seja superior à metade do tempo total de curso, por isso não há o que se falar em quebra de contrato. E isso é informação do próprio manual da instituição.

    Eduardo Marcondes

    Eduardo Marcondes Sexta, 12 de dezembro de 2014, 1h09min

    Ola , estou com o seguinte problema , a faculdade mudou a grade por esta passando por anonde avaliaçao do enade , e com isso pra manter a nota fuzeram revisōe de materias, porem consta q cursei a grade correta , porem fiquei em dp em uma materia q sequer tive aula, tive outro conteudo q no caso era a revisão , isto pode acontecer?

    L

    Luciano Montanaro Alves dos Santos Domingo, 15 de março de 2015, 23h40min

    Olá, gostaria de ajuda sobre o respectivo problema, conclui o 3 ano da faculdade de adm, porém quando iria iniciar o 4 ano me acidentei e tive que trancar a faculdade, fique um ano encostado, porém retornei esse ano, paguei a segunda mensalidade e estou estudando normalmente, porém percebi que algumas matéria já tinha estudado no 3 ano, fui conversar com a coordenadora do curso, ela me disse que a grade tinha mudado, e agora me falou que terei de retornar para o 3 ano novamente e fazer o 4 ano também, como posso proceder?

    João Camargo

    João Camargo Quarta, 19 de agosto de 2015, 19h47min

    Yuri, estou com essa dúvida também. Pelo que vi no site do MEC, existe um autonomia das faculdades no que tange à grade curricular. Até aí tudo bem, mas se a faculdade muda todo ano a grade curricular, como ficarão os alunos? Cursarão dez anos de um curso de quatro anos? Acho que essa autonomia não quero dizer que ela também possa fazer o que quiser e quando quiser. Se eu fui à faculdade e fiz contrato, o curso dura cinco anos, como assim terei que fazer mais um monte de anos por conta de mudança de grade curricular? Bom. Não passei por isso, mas possivelmente passarei. Curso direito e a faculdade foi comprada por outra. Tenho o FIES e com certeza terei que pedir a dilatação já que pedi transferência para essa atual faculdade, inclusive tive que regressar no curso. Agora penso: vou terminar a faculdade quando? E o meu FIES? Eu acho um absurdo isso. A faculdade tem sua autonomia, mas há contrato com o aluno. Existe uma relação jurídica entre as partes. Sei que se passarão dez meses depois de sua pergunta, mas muito me interessa saber o que aconteceu com você. Abraços, João!

    A

    Allan Caldas Segunda, 28 de setembro de 2015, 21h25min

    conclui meu curso de Direito numa faculdade aqui de Recife. Só que tenho cadeiras que reprovei ao longo do curso e quando reingressei, notei que havia cadeiras que eu já tinha cursado, e passado nelas. Porém constam como cadeiras pendentes. Achei um absurdo, pois isso vai aumentar e muito minhas despesas e prolongar o curso também.

    L

    Luiz Alberto Quarta, 13 de janeiro de 2016, 11h38min

    Sou aluno Prouni, fui pedir transferência na faculdade pelo fato ter mudado de cidade já que não conseguia emprego, e a secretaria se recusou a me da a transferência da bolsa, logo não me deixou outra escolha a não ser pagar a mensalidade, no entanto alegou que seu pedir a mesma sera acrescentado um semestre, ou seja o curso tem 4 anos, falta um ano e meio, no caso eles vão colocar 2 anos um total de curso de 4 e meio. eles tem algum respaldo legal para fazer esse procedimento??(urgente).

    Gisele Rodrigues

    Gisele Rodrigues Sábado, 05 de março de 2016, 15h32min

    Terminei minha faculdade em dezembro de 2015, porem peguei algumas dependências (DP´s) , mais a faculdade mudou a grade curricular acrescentando novas disciplinas. Mesmo estando cursando somente DP´s sou obrigada a fazer uma matéria que não tive? Pois só estou fazendo disciplinas que não passei, sou obrigada a fazer uma disciplina que não tive. Minha grade curricular não é a de 2016 e sim 2015 que foi onde terminei meu curso.

    Taisanny Toledo

    Taisanny Toledo Domingo, 15 de maio de 2016, 18h48min

    Boa noite!
    Eu vim de outra faculdade onde tinha feito apenas um semestre de um curso com 4 semestres, mas nesta nova instituição resolvi 're' começar o mesmo curso desde o primeiro semestre e eliminar as matérias já feitas na outra universidade.
    Estou no segundo semestre e eliminei algumas matérias deste semestre. Agora, quase no fim do semestre, recebi e-mail do meu coordenador de curso de que posso ficar retida em uma matéria pois não entreguei os trabalhos, só que essa matéria que posso ficar retida por não entregar os trabalhos não consta na grade de matérias que assinei no inicio de semestre. Isso pode acontecer? Eles podem me reter por uma matéria que não consta na minha grade de matérias assinada por mim e pelo coordenador no inicio deste semestre?

    Att.

    Vanessa Tome

    Vanessa Tome Quarta, 25 de maio de 2016, 14h36min

    Olá boa tarde! Eu gostaria muito de um auxilio! Fiz faculdade de Analise de sistemas concluindo em 2008, fiquei apenas com um disciplina de de estatística para terminar. E por N motivos eu acabei não podendo fazer, se passaram 6 anos e hj preciso finalizar para pegar o diploma, mas a faculdade não tem mais o curso e me sugeriu um outro parecido mas ai eu teria que fazer mais de 8 matérias, e eu realmente não tenho como fazer , não tem outra maneira de eu terminar apenas a disciplina pendente?

    E

    elis Segunda, 16 de janeiro de 2017, 15h55min

    Boa tarde, Prezados.
    Terminei minha faculdade em dezembro de 2015, porem peguei algumas dependências (DP´s) mais a faculdade mudou a grade curricular acrescentando novas disciplinas. E agora está colocando 2x a mesma disciplina. Exemplo. Peguei DP em 2015 e 2016 na Disciplina de Contabilidade e na minha grade está constando que eu devo cursar duas vezes a mesma disciplina Isso é correto?. Minha grade curricular é de 2012.
    Grata: Elisangela

    Larissa Grochowski

    Larissa Grochowski Sexta, 03 de fevereiro de 2017, 15h21min

    Boa tarde!
    Fiz trancamento semestre passado e agora retornando para a faculdade vi que acrescentaram mais 3 materias.Gostaria de saber se isso é aprovado pela justiça visto que agora ao inves de 4 anos vou acabar demorando mais para formar.E se a cada semestre eles aumentarem e mudarem a grade (pq contrato da grade inicial era outro referente a esta grade de agora 2017) quando irei formar mesmo passando em tudo se sempre vai aparecer materias novas?Como a lei protege o aluno?

    Jacy Mangini Castro

    Jacy Mangini Castro Quinta, 23 de fevereiro de 2017, 9h43min

    Eu estou no setimo semestre em direito ai me mudei pra outra cidade e agora? querem que eu faça a faculdade do quinto semestre em diante e ainda varias materias que ja cursei como podem me ajudar nisso??? obrigada

    A

    Adriano Busquini Terça, 28 de fevereiro de 2017, 9h33min

    Bom dia!
    Preciso fazer algumas disciplinas do 4 período nesse semestre só que a faculdade não tem esse período neste ano.O que a lei fala sobre isso?

    D

    Desconhecido Terça, 21 de março de 2017, 21h58min

    As Universidades gozam de autonomia pedagógica, isto está determinado em lei. Entretanto, alguns coordenadores de cursos abusam desta autonomia e reformulam grades curriculares atropelando os compromissos firmados com os alunos durante o processo de matricula. Cabe aos prejudicados entrarem com uma reclamação nas reitorias das universidades e caso se sintam prejudicados de forma reiterada, recorrer à justiça.