Bom dia. Passei por grandes dificuldades financeiras nos ultimos anos, então fiquei inadimplente com a Receita. Agora parcelei 2 debitos que estavam na divida ativa da união: o primeiro de 5.575,74 e o segundo de 8.536,63 e estou pagando a ambos direitinho há mais ou menos 5 meses. No entanto, existe um terceiro, mais novo, no valor de 12.327,88, e não tenho como pagar o parcelamento deste, se o fizer. Pois bem, vi que no extrato que consta no site, na opção "situação" tem a seguinte mensAgem:ATIVA NÃO AJUIZÁVEL EM RAZÃO DO VALOR. Esta mensagem também aparece nos outros débitos já parcelados. A minha pergunta é a seguinte: isto significa que a receita não vai me cobrar judicialmente por este débito? Ele não está entre o valaor minimo para ajuizar? O que vai acontecer se eu não pagar? Vejam, não quero dar calote, mas por enquanto, não tenho condições mesmo de pagar. Ah, a partir de que valor a receita cobra judicialmente? grata. Wander

Respostas

    Orlando Oliveira de Souza

    Orlando Oliveira de Souza 138804-RJ/RJ Quarta, 22 de outubro de 2014, 21h00min

    Engraçado, você deseja pagar....mas isso não é reconhecível pelo fiscus, se você não pagar eles vão penhorar seus bens...adote sua política para enfrentar essa situação, de acordo com as suas condições...Abs.

    Orlando Oliveira de Souza

    Orlando Oliveira de Souza 138804-RJ/RJ Quarta, 22 de outubro de 2014, 21h02min

    A partir de 20 mil eles ajuizam a ação de cobrança judicial....

    Orlando Oliveira de Souza

    Orlando Oliveira de Souza 138804-RJ/RJ Sexta, 24 de outubro de 2014, 18h36min

    Na Receita Federal, ou melhor, na PGFN, só ajuízam valores a partir de 20 mil.Abaixo disso costumam fazer cobrança amigável ou domiciliar/extrajudicialmente...mas podem protestar o título suspendendo a prescrição até a ulterior decisão.A prescrição é de 5 anos, se não fizerem a cobrança dentro desse prazo prescreve a dívida....Mas podem lançar o devedor no Cadin, após tentativas de cobranças em vão, espécie de SPC/SERASA. Abs.