Tenho uma filha menor de 3 anos de idade e não regulamentei a questão da Guarda do Menor. O pai não a visita e não paga pensão alimentícia. No último ano recebi apenas 2 e-mail dele. Consultei um advogado que é da minha família e ele me informou que por enquanto a guarda presumida é minha. O que pode acontecer com relação a Guarda da Menor? No momento ele não demonstra interesse, devo solicitar guarda total e caso se no futuro o pai demonstrar interesse teria garantido a segurança da minha filha para não sair com uma pessoa que ela não conhece? Como funciona esse processo?

Respostas

    Andrey Fortes

    Andrey Fortes Sábado, 25 de outubro de 2014, 20h46min

    Não é necessário se desesperar a fim da regulamentação, apesar de ser interessante. Judicialmente, a guarda é presumida à mãe, como disse seu amigo, visto que você tem condições de cuidar da criança, e o faz, sozinha (ainda mais porque, provavelmente, você tem como provar isso). Mesmo que ele entre na justiça pela guarda, é muito difícil o pai conseguir.
    O juiz poderá mediar a regulamentação da visitação à criança, isso, se o pai alegar e demonstrar interesse e desejar estar presente e conhecer a filha.

    D

    Desconhecido Domingo, 26 de outubro de 2014, 9h45min

    a guarda presumida não é da mãe, isso não existe. sem a guarda definida qualquer um dos dois possuem a guarda da criança, então se o pai aparecer hj e levar a criança e não devolver mais a mãe não vai poder fazer nada. a não ser entrar na justiça para tentar obter a guarda provisoria.
    com isso e interessante vc entrar logo na justiça para obter a guarda.

    ?

    Desconhecido Domingo, 26 de outubro de 2014, 9h57min

    Lilian10,
    No caso o que vc está querendo dizer é que não seria considerado sequestro caso o pai levasse a filha sem meu consentimento. Eu teria mais dificuldade em provar que eu quem cuido dela e estou provendo tudo o que ela necessita?

    D

    Desconhecido Domingo, 26 de outubro de 2014, 10h30min

    exatamente. ambos os pais detém a guarda, quando não a decisão judicial.