Vivo em uma união estável por 16 anos e decidimos nos separar. Faz quinze anos que ela não trabalha. Atualmente ela só estuda. Temos uma filha de 5 anos. Gostaria de saber se as reservas financeiras que consegui com meus salários e economias ela também tem direito. O que acontece se eu gastar estas reservas com itens que não sejam imóveis, como por exemplo, viagens?

Respostas

    D

    Desconhecido Segunda, 03 de novembro de 2014, 10h01min

    tudo o que foi conseguido no decorre da união estável sera dividido 50% para cada, ela poder ainda conseguir uma pensão ate que seja recolocada no mercado de trabalho, se vc gastar mais da metade do dinheiro da poupança vc terá que devolver, a justiça pode obrigar e vai obriga vc devolver pois ela tem direito a metade independente que tenha sido vc quem guardou.

    ?

    Desconhecido Sexta, 25 de março de 2016, 10h42min

    Mas mesmo provando que o dinheiro acumulado é proveniente de salários? A conta bancária não é conjunta.

    R

    Rafael F Solano Sexta, 25 de março de 2016, 12h00min

    O dinheiro é seu, gaste-o como quiser. Se vcs se separarem ela terá direito a metade dos rendimentos sobre os valores investidos.

    Se ela ficou 15 anos sem trabalhar vc aceitou, vc gostou, lhe foi aceitável, portanto, de algum modo vc se deu bem, não pode agora é se queixar com o que vc concordou ou foi conivente.