Boa tarde,

Tenho 21 anos, meus pais são separados, nunca foram casados. Meu pai tem alguns apartamentos em um prédio que ele construiu antes mesmo de "se juntar" com minha mãe. Devido a dificuldades financeiras pedi que ele liberasse um dos apartamentos para que eu morasse, para facilitar a liberação (já que ele criou resistência devido a minha madrasta problemática), eu negociei valor de aluguel com ele (um pouco abaixo do valor normal), para não gerar ainda mais transtornos. Com isso ele acabou liberando o apartamento e vou me mudar. Só que, eu tenho pensado no assunto e considero um absurdo um pai possuir um bem e cobrar aluguel da PRÓPRIA FILHA. Portanto, estou planejando não pagar valor algum depois de realizar a mudança. Gostaria de saber se ele tem o direito de me expulsar do imóvel? Pretendo fazer isso porque preciso. Não quero me aproveitar de ninguém e bem sei que se eu falar que não vou pagar antes de entrar, ele vai dar um jeito de eu não ir.

Respostas

    J

    Jhonatas Santos Terça, 04 de novembro de 2014, 15h59min

    Olha, pelo que entendi você já está entrando na casa de má-fé. Todas as relações civis prescindem de boa fé, e essa postura de “enganar” seu pai talvez não seja o mais correto. E sim, seu pai pode pedir a reintegração do imóvel. O dever de cuidar que seu pai tem para contigo pode se estender conforme entendimento jurisprudencial aos seus 24 anos caso você esteja fazendo sua graduação, mas esse dever parte do binômio: necessidade e possibilidade, regado de proporcionalidade. Sugiro que não engane seu pai, tente conciliar e se possível pague com serviços, ajudando a cobrar os outros inquilinos, administrando a situação dos outros imóveis, quem sabe? Boa sorte.

    M

    Marco Sábado, 08 de novembro de 2014, 7h21min Editado

    Não faça isso.... corra atras da sua vida! Não fique dependendo disso! Eu sei bem que não é facil ter madrasta mas lembre-se que na maioria dos casos o "pai" é pai enquanto esta com a sua mãe, depois que arruma outra mulher , parece que eles se esquecem dos filhos do primeiro casamento... Viva a sua vida sem precisar dele... evite confusão e o trate bem, um dia se tiver que acontecer, a justiça garantirä a sua parte nos bens do seu pai, mas por enquanto nada é seu.... e se foi comprado enquanto ele esta com a sua madrasta, ela tbm terä os direitos dela... Não tem dinheiro que paga a paz de estar de baixo de um teto sem confusão! Não engane o seu pai! Um abraço.