O e-mail e o torpedo servem de prova? Como atestar isso para fins judiciais?
Iniciarei uma demanda judicial que quase toda ela terá como provas e-mails e torpedos recebidos e enviados. Embora minha máquina possua certificação digital, não os enviei com tal recurso. Tampouco o fez a outra parte. Assim, presumo que para serem considerados verdadeiros seja necessária alguma espécie de perícia na minha máquina e na da outra parte. Pensei numa ata notarial, mas, por certo, a outra parte não iria permitir. Ao contrário, poderia de pronto destruir os arquivos existentes. Há alguma intervenção judicial que possa ser feita "de surpresa", de modo que um perito constate a verdade dos dados naqueles IP's?
JUNIOR57
E-mail e torpedo somente serão considerado provas judiciais válidas mediante o comparecimento em qualquer CARTÓRIO DE NOTAS para que sejam abertos pelo tabelião no computador do tabelionato.
Em seguida, será lavrada uma ESCRITURA DE ATA NOTARIAL sobre o conteúdo, além de sua impressão feita na hora e certificada como autêntica pelo próprio tabelião.
HERBERT C. TURBUK www.hcturbuk.blogspot.com
Grato, dr. Herbert! Posso fazê-lo por mim! E como provar que meu endereçamento dos e-mails foi feito a quem preciso comprovar e que foi essa pessoa quem os respondeu? Isso, imagino, é fundamental para que minhas alegações tenham força jurídica. Afinal, se a pessoa disser que não os recebeu ou que as respostas não foram dadas por ela, imagino que as mensagens percam a serventia como provas.