Olá,sou autônoma estou contribuindo com o inss desde o dia 30/10/2014, e pretendo engravidar no mês de janeiro de 2015, gostaria de saber se tenho direto a o salário maternidade? Com quantos meses contribuindo posso ter direito a esse "auxílio"...

Respostas

    Suzana L. Alves

    Suzana L. Alves Quarta, 05 de novembro de 2014, 21h28min

    Rosa,

    A carência para obter o benefício no seu caso é de 10 contribuições mensais.

    http://www.previdencia.gov.br/informaes-2/carencia/

    ?

    Desconhecido Quarta, 05 de novembro de 2014, 21h39min

    Que bom...obrigada!

    Suzana L. Alves

    Suzana L. Alves Quarta, 05 de novembro de 2014, 21h40min

    Então, Rosa, mas em janeiro você ainda não terá completado a carência, já que começou em 30/10/2014!

    ?

    Desconhecido Quarta, 05 de novembro de 2014, 21h50min

    Bom eu contando de novembro, e se caso conseguir engravidar no mês de janeiro...contando o tempo do primeiro pagamento até o fim da gestação, não é válido?

    A

    Armando Quarta, 05 de novembro de 2014, 22h16min Editado

    Rosa De Saron//
    Se Vc pretende ENGRAVIDAR (não confundir com ter o parto) em Jan/2015 o bebê deverá nascer em Set/2015(9 meses)
    Como Vc já está contribuindo desde a Competência Out/2014 quando recolher a Competência Ago/2015 já terá cumprido a Carência pois terá feito 11 contribuições consecutivas mensais sem atraso.
    Atente para o seguinte: Não faça recolhimento no mês em que o bebê vai nascer, pois como autônoma Vc não poderá estar exercendo atividade. Se o fizer, estará descaracterizando(desprezando) a Licença-maternidade. Nas parcelas do salário-maternidade que Vc vai receber, virão descontadas suas contribuições para o INSS. Portanto enquanto estiver recebendo salário-maternidade, não faça recolhimentos.
    Boa sorte.
    Armando

    ?

    Desconhecido Quarta, 05 de novembro de 2014, 22h32min

    Ok, Armando. Obrigada por sua resposta!