PROFESSOR ORIENTADOR NÃO QUER ACEITAR MEU TCC
Passei o semestre sem tempo de fazer meu tcc, como vi que ia ser reprovada pedi uns dias de folga na empresa que eu trabalho para fazer meu trabalho, só que não me deram e eu faltei serviço e começei a fazer o trabalho, fui demitida por causa dessas faltas na empresa, fiz o trabalho, formatei entreguei no e-mail do meu orientador antes do prazo de protocolar na Faculdade para ele olhar e me dá o ok dele, o trabalho ficou bom, só que ele me disse que não vou formar, pois ele não aceita o trabalho pq disse que não me orientou. Cabe algum recurso? Cabe mandado de segurança? Só falta esta matéria pra eu formar. Se couber como devo proceder? PRECISO DE UMA RESPOSTA HOJE, POIS O PRAZO PRA PROTOCOLAR É ATÉ AMANHÃ!!
o professor esta no direito dele de recusar o seu tcc, pois vc passou o semestre todo sem leva nada para ele ver, corrigi e te orientar a melhor forma de como fazer e na reta final vc entrega todo pronto e fala que ficou bom, como vc sabe o que era para ser feito, quem garante que foi vc mesma que fez, lembrando que juiz nenhum vai interferir te dando ganho de causa pois e vc que esta errada.
Obrigatoriedade ou Ignorância das instituições?
Apenas 5% ou menos, ainda exige Monografia (TCC) como requisito para colação de grau, segundo especialistas na área de educação essas instituições, se apegam com o tradicionalismo e por lado se sustentam por meio de portarias internas, porém quando o aluno impetra com um mando de segurança, portarias internas posta pela faculdade, bem como resoluções do MEC não são levadas em conta.
A estudante: Ana Carolina D. Brilhante, entrou com Mandado de Segurança com pedido de liminar contra a Universidade Potiguar, requerendo o afastamento da exigência de apresentação de monografia como requisito para a conclusão do curso de direito. O juiz julgou procedente em favor da estudante e diz que: procedente o pedido em mandado de segurança concedendo a ordem e afastando a exigência da elaboração de monografia como requisito para a conclusão do curso de direito ministrado pela Universidade Potiguar. Frisou ainda que em sua sentença estaria combatendo a exigência da portaria 1886/94, do Ministro da Educação que sofreu ab rogação pela resolução 9/2004 do Conselho Nacional da Educação que exigiu o trabalho.
Por não ser um trabalho legalmente obrigatório em média de 95% das instituições de ensino, deixaram se de exigir Monografia (TCC) como requisito para colação de grau, ou seja, no lugar da monografia as faculdades pedem aos seus alunos que apresentam apenas um simples trabalho espécie de um projeto, mas algo voltado para a prática da profissão do dia-a-dia do formando.
Ainda segundo especialistas, as instituições que ainda exigem monografia, pedem somente para o aluno entregar, mas sem exigência de apresentação oral, para não configurar constrangimento ilegal do aluno.
Os especialistas em direito educacional, orientam que o mandado de segurança pode ser interposto tanto individual como coletivo, e esclarece conforme já mencionado que a apresentação de monografia (TCC) antes era uma opção facultativa da instituição exigir ou não, mas que atualmente não é mais obrigatória tal exigência. E, que existem instituições de ensino que não se atualizam, não inovam seu projeto pedagógico, elas estão preocupadas é no faturamento e quanto está valendo cada ação investida na bolsa de valores.
Portanto, cabe o aluno buscar seu direito, pois o que não falta é jurisprudência, ou seja, julgados em favor dos formandos contra imposição e exigência desnecessária por parte da instituição.
Valdivino Alves de Souza
Graduando em Direito, Contador, Pedagogo, Psicanalista, Psicopedagogo clínico e empresarial, Professor Graduado com Licenciatura plena em Pedagogia e em Matemática. É Mestre em Psicologia Organizacional e Consultor em educação e RH. Jornalista (Mtb 60.448), colaborador do Jornal da Cidade e no Jornal Leopoldinense com matérias e artigos, com publicação semanal, escreve sobre: Educação, Comportamento Humano, Legislação e Direito, entre outros assuntos.
Contatos: E-mail: [email protected]
Twitter: twitter.com/valdivinoalves1
Boa noite! fiz meu TCC mas no dia acordado para a entrega houve uma desconfiguração do mesmo me dificultando fazer a entrega naquele dia, avisei ao orientador e o mesmo pediu para resolver com o coordenador ele concordou para entregar no dia seguinte porém o orientador falou para os demais grupo a minha situação usando de termos pejorativos para se referir a minha pessoas e agora falou que não vai passar nada no dia da apresentação. Estou me sentindo muito constrangida e envergonhada diante da turma pois a sensação que ficou foi que não entreguei no dia para me beneficiar no tempo não consigo me concentrar para a apresentação pois sinto que todos me olham como se tivesse agido com esperteza, uma vez que o orientador falou que estou queimada na minha apresentação com os examinadores. Como devo proceder já não tenho mas segurança para fazer minha defesa.