Boa tarde, sou extrangeira e casei com brasileiro no meu pais 4 anos atras, registramos nosso casamento no consulado brasileiro de lá. Nos mudamos para o Brasil 2 anos atras, mas não registramos o casamento no cartorio brasileiro (pediram muito dinheiro). Terminei com meu marido há alguns meses, moro em outro estado, e quero divorciar. como fazer? Qual orgao se ocupa disso? Devo fazer referencia ao cartorio do lugar onde moravamos juntos e onde ainda consta nosso domicilio no brasil? Ou pode ser o cartorio onde estou morando atualmente? Se nosso casamento já é considerado valido pela jurisdiçao brasileira (pois na base desse me foi concedido visto permanente e porque tenho certidao emitida pelo consulado brasileiro), porque eu deveria registrá-lo para poder pedir o divorcio? Considerando que moramos em estados diferentes, seria possivel fazer tudo por procuraçao? Quais documentos seriam necessários? Muito grata pela ajuda

Respostas

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 10 de novembro de 2014, 15h26min

    FRANK

    Para realizar o divórcio no Brasil de seu casamento realizado no exterior será necessário transcrever o casamento no 1o. cartório de registro civil onde você reside. Somente após é que será possível realizar o divórcio (por cartório ou pelo fórum), seja por procuração ou não.

    HERBERT C. TURBUK
    www.advogadointernacionaldefamilia.blogspot.com