Com a alteração introduzida no art. 51 do Código Penal, a multa passou a ser considerada "dívida de valor" e sua execução, no caso de não pagamento pelo apenado, deverá ser feita com base na legislação que diz respeito à cobrança da dívida ativa da Fazenda Pública. Em face disso, estabeleceu-se a celeuma sobre se o Ministério Público continua, ou não, com legitimidade para promover a execução da pena de multa. Desde logo, adiantamos nosso posicionamento pela continuação de sua legitimidade, pois o art. 164 da Lei das Execuções Penais não foi revogado.

Respostas

    ?

    Sérgio da Fonseca Diefenbach Sexta, 15 de maio de 1998, 0h23min

    Caro colega:

    Concordo plenamente com o seu posicionamento.
    Tenho ajuizado execuções de pena de multa sem qualquer indeferimento pelos Magistrados da Comarca.

    ?

    Jorge Guilherme Montenegro Neto Segunda, 18 de maio de 1998, 23h44min

    Prezado colega:
    Seu posicionamento ante a questão da legitimidade do MP na execução da pena de multa, não é de ser afastada, havendo hoje, até mesmo, uma diversidade de opiniões.
    No entanto, tenho entendido e me manifestado na minha Vara pela competência da Vara da Fazenda Pública para tal execução, por entender que a Lei é perfeitamente clara a respeito.
    Um abraço do colega
    Jorge Montenegro

    ?

    ELNATAN CARLOS Domingo, 10 de janeiro de 1999, 22h46min

    Concordo plenamente com o Nobre Colega Promotor Paraibano. A multa é uma pena pecuniária e como tal, revertida em favor da sociedade. Muito bem! A Constituição Federal, atrbuiu ao Órgão Ministerial a defesa da sociedade, legitimando-o para o encargo de também exercer o "munus Público", inclusive na combrança de multa do Código Penal.
    Espero ter contribuído, embora de modo objetivo - "no tiro curto" - para esclarecimento da polêmica.

    ?

    Eduardo Domingo, 21 de fevereiro de 1999, 14h14min

    Após o advento da lei 9268/96 a multa passou a ser considerada dívida de valor, assim sendo, uma vez transitando em julgado a sentença penal condenatória o devedor vai ser intimado para que no prazo de 10 (dez) dias efetue o pagamento da pena de multa sob pena de não o fazendo constituir-se em mora e ter a sua dívida inscrita na repartição administrativa competente. Assim sendo, ocorrendo o inadimplemento a certidão da conta de liquidação será remetida à Procuradoria Geral do Estado para que a inscrição da dívida seja feita e, para posteriormente, seja dado início à execução. Sendo assim a competência para a execução desloca-se do MP para a Procuradoria Geral do Estado, passando a ser parte legítima para a execução da pena de multa imposta ao condenado após transformar-se em dívida de valor. Esse fato ocorre simplesmente porque a Procuradoria Geral do Estado é constitucionalmente competente, nos termos do inciso VI, do art. 99 da Constituição do Estado de São Paulo.