Ação Trabalhista Réu notificado. Não comparecimento do Réu e/ou seu Advogado à audiência inaugural. Fomos contratados agora. Como reverter a Revelia e, consequentemente, a confissão da matéria de fato?

Aceitamos idéias, sugestões, jurisprudência, súmulas, doutrina e reza!

Agradeço desde já a ajuda dos colegas,

Gustavo

Respostas

    ?

    Guilherme Celidonio Terça, 29 de dezembro de 1998, 22h54min

    Não advogo na justiça trabalhista, mas na comum, mais especificamente na área cível.
    Entretanto, há súmula do STF no sentido de interpretar artigo do CPC que determina receber o revel o processo no estado em que se encontra, no sentido de lhe facultar a produção de provas reltivas aos fatos alegados pelo autor, pois há de ficar claro que o réu revel não poderá alegar fatos novos.
    Portanto, uma saída seria, caso haja a possibilidade de designação de nova audiÊncia, de instrução e julgamento, do requerimento de prova testemunhal com a juntada do rol de testemunhas no tempo oportuno, bem como do requerimento de prova pericial acerca de assunto que dependa de conhecimento técnico ou científico especializado.
    Além disto, pode o juiz de ofício determinar a produção de quaisquer meios de prova a fim de solucionar o feito, conforme s.m.j, estou sem o código, artigo 130 ou 131 do CPC, em nome do princípio da verdade real, da justiça e do livre convencimento do juiz que não é mitigado pela presunção de veracidade dos fatos decorrente da revelia, pois segundo a melhor doutrina e jurisprudÊncia, esta presunção é relativa, ou seja, admite prova em contrário, outro argumento para requerer a produção de provas.
    Espero ter ajudado, recomento a leitura do Magnifíco livro do professor Calmon de Passos, comentários ao CPC, Vol.?, que trata exaustivamente e com maestria sobre o assunto da revelia.

    ?

    MARCOS BRAGANÇA Segunda, 11 de janeiro de 1999, 23h51min

    PREZADO GUSTAVO,

    A QUESTÃO TRAZIDA POR VOCÊ, INFELIZMENTE, TAMBÉM JÁ TIVE OPORTUNIDADE DE ENFRENTAR. POIS BEM. ANTES DE MAIS NADA, PARA UMA SUGESTÃO MAIS PRECISA E SEGURA, SERIA DE INDISPENSÁVEL SABER A ATUAL FASE DO PROCESSO, ATÉ PARA QUE POSSAMOS OPINAR, DE FORMA HUMILDE, SOBRE O ASSUNTO.

    SEJA COMO FOR, PASSO A FAZER ALGUMAS PONDERAÇÕES:

    A) SE A PARTE RÉ SOMENTE VEIO A TOMAR CIÊNCIA DO PROCESSO POR OCASIÃO DA NOTIFICAÇÃO DA SENTENÇA, DEVERÁ VALER-SE DO RECURSO ORDINÁRIO, OBSERVANDO-SE, POR ÓBVIO, O RESPECTIVO PRAZO;

    B) DENTRE AS MATÉRIAS QUE PODERÃO SER SUSCITADAS NO RECURSO, DESTACO AS SEGUINTES: 1) IMPOSSIBILIDADE DE LOCOMOÇÃO DO PREPOSTO (SE FOR O CASO), EM VIRTUDE DE MOLÉSTIA, QUE DEVERÁ SER SATISFATORIAMENTE COMPROVADA ATRAVÉS DE ATESTADO MÉDICO; 2)EXIGUIDADE DE TEMPO ENTRE A DATA DO RECEBIMENTO DA NOTIFICAÇÃO E A PRÓPRIA AUDIÊNCIA INAUGURAL (MENOS DE 5 DIAS); 3) ENDEREÇO PARA NOTIFICAÇÃO ERRADO; 4) VERIFICAR SE O SEED RETORNOU À SECRETARIA DA JUNTA, CONFIRMANDO-SE O RECEBIMENTO NO LOCAL DE DESTINO;

    C) CASO JÁ TENHA SE ESGOTADO O PRAZO RECURSAL, PODERÁ A PARTE AJUIZAR AÇÃO RESCISÓRIA, DESDE QUE CARACTERIZADA UMA DAS HIPÓTESES PREVISTAS NO ARTIGO 485, DO CPC.
    OBS.: VERIFICAR O RETORNO DO SEED, POIS, ATUALMENTE, EM VIRTUDE DA PRECARIEDADE DOS SERVIÇOS DOS CORREIOS, OS TRIBUNAIS VÊM ADMITIDO A INEXISTÊNCIA DA CITAÇÃO QUANDO O COMPROVANTE DE RECEBIMENTO DA NOTIFICAÇÃO NÃO RETORNA À JUNTA.

    ESTAS SÃO ALGUMAS SUGESTÕES QUE GOSTARIA DE FAZER AO COLEGA, PRONTIFICANDO-ME, DESDE JÁ, A TROCAR OUTRAS INFORMAÇÕES ACERCA DO TEMA SUGERIDO.

    ABRAÇOS

    MARCOS BRAGANÇA - advogado

    ?

    Matheus Lima Moura Domingo, 11 de abril de 1999, 12h15min

    Caro colega.
    Antes de mais, nada aconselho uma averiguação acerca da regularidade da notificação do réu. Sim, porque inúmeras vezes, principalmente quando a reclamada é uma empresa de médio - grande porte, a notificação é recebida por pessoas em conluio com o reclamante, impossibilitando, assim, a defesa por parte do réu. Constatando tal irregularidade, basta fazer prova da mesma para conseguir elidir a revelia.

    Outra hipótese de elisão da revelia seria conseguir provar a impossibilidade absoluta de locomoção do empregador ou seu preposto no dia da audiência. Para isso, valem atestados médicos, boletim de ocorrência policial, etc.

    Aberto a novas consultas, envio-lhe minhas saudações

    MATHEUS

    ?

    SILVONEI SILVA Terça, 20 de abril de 1999, 18h09min

    CARO COLEGA, EM TERMOS GERAIS COMO A PERGUNTA FOI FEITA, DE INÍCIO PODERIA SER REVERTIDA EM DUAS SITUAÇÕES: PROVA DA IMPOSSIBILIDADE DO COMPARECIMENTO DO RECLAMADO, FALTA DO INTERSTÍCIO MÍNIMO PARA A AUDIÊNCIA INAUGURAL, NOTIFICAÇÃO EM OUTRO ENDEREÇO QUE NÃO O DA RECLAMADA. TEM QUE HAVER UMA CAUSA OU UM VÍCIO PROCESSUAL. ABRAÇO SILVONEI TEL (071)972-4216

    ?

    SILVONEI SILVA Terça, 20 de abril de 1999, 18h09min

    CARO COLEGA, EM TERMOS GERAIS COMO A PERGUNTA FOI FEITA, DE INÍCIO PODERIA SER REVERTIDA EM TRÊS SITUAÇÕES: PROVA DA IMPOSSIBILIDADE DO COMPARECIMENTO DO RECLAMADO, FALTA DO INTERSTÍCIO MÍNIMO PARA A AUDIÊNCIA INAUGURAL, NOTIFICAÇÃO EM OUTRO ENDEREÇO QUE NÃO O DA RECLAMADA. TEM QUE HAVER UMA CAUSA OU UM VÍCIO PROCESSUAL. ABRAÇO SILVONEI TEL (071)972-4216

    ?

    Hélida Bragança Rosa Petri Quarta, 28 de abril de 1999, 22h26min

    Infelismente ou felizmente, a revelia quanto a matéria de fato, desde que regularmente citado o Reclamado, é imutável no Direito do Trabalho.

    ?

    Régis Trindade de Mello Domingo, 23 de maio de 1999, 23h53min

    O artigo 844 da CLT é claro ao dispor que o não comparecimento do reclamado resulta em revelia. Deste modo, no processo do trabalho, revelia não é simplesmente ausência de contestação como no processo civil, mas ausência de comparecimento. Nesta esteira, a revelia não pode ser elidida.

    Abraço.

    Régis.

    ?

    Affonso Rique Quinta, 13 de janeiro de 2000, 15h40min

    Meu caro Doutor Gustavo
    Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco...
    Saudações nordestinas. Affonso Rique. [email protected]

    ?

    Leonardo Vilela Sexta, 30 de março de 2001, 0h17min

    Prezado colega,
    Dr. Gustavo :
    Coincidentemente me encontro em situação idêntica a vivida por vossa senhoria na ocasião. Desta feita, solicito a gentileza de mantermos contato o mais breve possível, visto o processo o qual sou procurador, já se encontrar EM FASE DE RECURSO ORDINÁRIO.
    Grato.
    Leonardo Vilela, Brasília - DF.