Sou brasileiro nato, nasci na Argentina, porém sou filho de mãe brasileira. Tenho documentação brasileira (RG-CPF-CNH-CAM - Titulo de Eleitor), fiz todo o processo para entrar no exército(não fui chamado). Ainda assim consta no meu RG como naturalidade argentina. Segundo a lei, filho de brasileiro nascido no estrangeiro é considerado brasileiro nato. A minha pergunta é: Posso prestar concursos públicos e assumir o cargo? Também tenho em mente prestar para ingressar a polícia militar, civil ou federal. Há algum empecilho para os brasileiros natos? Devo optar pela cidadania brasileira apenas(já que tenho a argentina também)?

Respostas

    D

    Desconhecido Quarta, 19 de novembro de 2014, 15h02min

    Art. 12. São brasileiros:
    I - natos:
    a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;
    b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;
    c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira;
    Vc adotou o procedimento constante da alinea (C) caso tenha não há nenhum impedimento.

    Rafael Guedes de Almeida

    Rafael Guedes de Almeida Quarta, 19 de novembro de 2014, 15h11min

    Como bem colocado na resposta anterior, você deverá realizar a opção pela nacionalidade brasileira perante a Justiça Federal, no qual você deverá juntar toda a documentação que suporte o pedido.

    C

    carlos hossaine Domingo, 23 de novembro de 2014, 19h05min

    Os cargos privativos de brasileiro nato são de: presidente da república e o vice, ministro do supremo tribunal federal, ministro da defesa, presidente da câmara dos deputados federais, presidente do senado, oficiais das forças armadas e diplomata. O resto até o Silveste Estalone pode ocupar.

    H

    honorio vieira Suspenso Segunda, 24 de novembro de 2014, 11h55min

    Boa tarde,

    A sua naturalidade sempre será a Argentina, pois não tem como mudar o seu local de nascimento, mas a sua nacionalidade será a brasileira, portanto, poderá prestar concurso público sem problemas.
    Att.
    Honorio - [email protected]