pedreiro , vínculo ou não
contratei um pedreiro para fazer um muro em minha chácara.Ele trabalhava na minha propriedade e na de vizinhos fazendo bicos. Nào cumpria horário. As vezes ia embora na quinta-feira e retornava na terça-feira. Ingressou com reclamatória pedindo vínculo, horas extras, férias, 13º salários, etc. Tenho que reconhecer o vínculo, pq?
Não existe vínculo. Procure um BOM advogado. Alegue a incompetência de foro, vez que se trata de uma empreitada e não uma relação de emprego. O objetivo foi a construção do muro e não a prestação de um trabalho. No mérito conteste os requisitos do vínculo de emprego; não havia subordinação, salário, ele é quem dava o preço.
MAS tem um detalhe. Ele fez o tal do muro, mas depois também fazia mais algumas "coisinhas"? tipo limpar a residência, levar a crianças na escola, etc? Aí o problema é um pouco maior e vai depender de que tipo de prova ele tem e tu tens. NUNCA pague alguém sem recibo. NUNCA deixe um empregado doméstico ou rural iniciar a trabalhar sem ter CTPS. SEMPRE pague tudo o que ele tiver legalmente direito e exija o trabalho bem feito. Fazendo as coisas dentro da lei, nunca vais ter problemas; e se tiver, há defesa. Nunca dê extras do tipo tratar o cara como se fosse da casa, dar comida, lanchinhos, levar em casa,... isso pode no futuro virar salário.
É por aí, ok?
Abraço.
Prezados colegas,
Ainda que se admita que o contrato é civil, a Justiça do Trabalho é competente, sim, para apreciar a matéria. Trata-se de pequena empreitada. E o empreiteiro, no caso o pedreiro que construiu o muro, pode reclamar somente eventual falta de pagamento do preço jamais direitos trabalhistas, eis que não houve relação de emprego. A dificuldade residirá, como bem salientou o colega gaúcho, é se, eventualmente, o pagamento foi efetuado sem recibo. Nesse caso vale sempre lembrar "quem paga mal, paga duas vezes". Saudações Marcos A. F. Bueno Advogado no Paraná.
Ola eu sou dono de um sobrado que estava sendo construido sob os cuidados do meu pai, entao contratamos o serviço de um pedreiro q tinha seus ajudantes e um desses ajudantes quebrou o braço, entao o responsavel pelos ajudantes fez meu pai pagar uma parte do salario do ajudante q ficou parado um mes, alegando q teriamos q pagar se nao iria pra justiça nos denunciar, porem temos um contrato assinado pelo mestre de obra, agra ele abandonou a obra nao cumpriu o q esta no contrato deixando parte do reboco para traz, agora alega q temos q pagar a ele 4000 pelos dias do funcionario dele q querou o braço, nos queremos entrar com um pedido na justiça contra ele, para ele terminar o serviço ou nos pagar isso esta correto ou nao? temos possibilidades de ganhar a causa?
Bom dia! Contratei de boca um serviço de carpinteiro ou seja a realização de um telhado de garagem há mais ou menos um ano e meio atrás; depois de uns cinco meses de serviço realizado começou a aparecer problemas (telhas se soltando, telhado ficando torto, caindo e aparecendo as rachaduras). Entrando em contato com o construtor ele reconheceu o erro e como a casa estava vazia ele não poderia consertar, passado uma ano e com a ocupação de moradores entrei novamente em contato com o construtor e ele foi até o local e falou q no outro dia iria regularizar a situação, pois bem, se passaram 2 meses e o construtor fala que vai em um dia e nada chegando a desligar o celular. ( o telhado esta caindo colocando a vida de moradores em risco) Bom eu tenho como obrigá-lo a refazer os erros do telhado? Através da justiça? O que eu faço me ajude, por favor. Eu não tenho nenhum documento que comprove só testemunhas.