Trabalho em uma empresa em que sua sede ficava em SP Capital, e meu sindicato era dos Metalúrgicos, eu recebia 35% de Adicional Noturno, agora a empresa se mudou para Sorocaba e mudou o sindicato para Comerciário e diminuiu o Adicional Noturno para 20% e mais outros benefícios conquistados pelo sindicato antigo que tínhamos, isso pode acontecer? O que devo fazer saio agora da empresa continuo o que faço? Meu orçamento mensal contava com os valores antigos! Trabalho 12x36 das 18h00 as 06h00

A empresa pode aumentar as horas de trabalho para compensar o valor que recebíamos com 35% de adicional? Recebíamos nos feriados 9h00 100% de HE e nas 3 ultimas horas 150% com o novo sindicato isso mudou agora é tudo 100% isso pode?

Att

Respostas

    L

    Leo Quinta, 26 de novembro de 2015, 4h09min

    Trabalho em uma empresa que começo pagando adicional noturno de 35% e agora que passou os 3
    Meses de experiência querem diminuir para 20% eles podem fazer isso?
    Também em li em um artigo que quem trabalha anoite tem direito ao DSR que eles também não pagam. Tenho direito ao DSR mesmo trabalhando 12X36?

    Bruno Gomes Barbosa

    Bruno Gomes Barbosa 161539/MG Quinta, 26 de novembro de 2015, 10h33min

    Daniel, com a mudança de Sindicato, a empresa celebra com ele um nova NEGOCIAÇÃO COLETIVA DE TRABALHO. É nessa negociação que são acertados os %, jornada, hora-extra, etc.

    Acontece que os direitos conquistados na negociação anterior (celebrada com o primeiro sindicato que voce mencionou) NÃO PODEM ser extintos em relação aos empregados que JA TRABALHAVAM na empresa. Os novos funcionários, contratados após a NOVA negociação, podem receber menos.

    No seu caso, verifico que você já trabalhava na empresa. Portanto, NÃO poderia ter perdido esses benefícios.

    A má noticia é que SOZINHO voce nao poderá resolver nada. Nao é o tipo de coisa que se resolve conversando na empresa, porque eles nunca acatarão os seus argumentos. Esse é um problema que você resolve na justiça do trabalho, com a contratação de um advogado.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • -1
    R

    Rafael F Solano Sexta, 27 de novembro de 2015, 0h28min

    A empresa pode diminuir o adicional noturno de 35% para 20% só porquê mudou o sindicato?

    R: SIM, PODE.