Há uma semana meu pai, já idoso, foi vítima de estelionato dentro de uma agência da Caixa Econômica Federal enquanto sacava sua aposentadoria. Um indivíduo que já se encontrava dentro da agência, o abordou quando ele saia alegando que devia finalizar o uso do caixa ou alguém o roubaria. Ele voltou para ver o que estava acontecendo e homem se ofereceu para ajudar quando o cartão ainda estava na leitora, digitou rapidamente alegando que estava finalizando o uso do caixa. Por fim pediu que meu pai digitasse a senha para encerrar. Meu pai o fez e o homem evadiu-se do local. Segundos depois foi impresso um comprovante de transferência para a conta de uma mulher em Itapevi. O banco estava fechado, no sac os operadores de telemarketing não tem acesso a conta do cliente e informaram que o valor só é transferido no decorrer do dia seguinte. Pela internet não há nenhuma opção para bloqueio de transferência ou comunicado de fraudes ou coisa do tipo. Lavramos o BO no dia seguinte e fomos a agência. O banco constatou que a conta do estelionatário, que é do mesmo banco, é usada só para fraudes desde que foi criada há dois anos e que no dia anterior havia feito um total de R$12 mil em transferências e saques, bem como nos meses anteriores. O saque foi realizado minutos após a transferência, mesmo sendo em um fim de semana. Disse que podia ser feito uma contestação, mas que o banco certamente negaria o estorno, uma vez que não teve participação no ato criminoso que ocorreu dentro de sua agência. A contestação foi feita e ficaram de contatar-nos em dois dias com as imagens de segurança, mas já fazem seis e não nos deram resposta. Tentamos procurar um advogado para ingressar com uma ação, mas nenhum dos que tem boa reputação na cidade trabalham processando bancos. Eles orientam procurar a OAB do município, mas na OAB de Barueri a maioria dos advogados não cumprem os prazos e a vítima acaba perdendo as causas. Pelo menos foi assim com todas as pessoas que conheço. Creio que seja porque é de graça, então o interesse é mínimo. Vi diversos casos semelhantes na internet que o banco foi condenado à indenizar e queremos entrar com essa ação. Mas não sabemos como, já que parece que só nos restou a opção da OAB. Gostaria que, por gentileza, me orientasse do que devemos fazer. Desde já, muito obrigado.

Respostas

    A

    Anderson Segunda, 08 de dezembro de 2014, 10h53min

    Se não confiam nos profissionais da OAB daí nem na defensoria pública, tentem contatar advogados de outras localidades. Peçam referências a parentes e amigos.

    D

    Desconhecido Segunda, 08 de dezembro de 2014, 15h34min

    DE GRAÇA? DE GRAÇA NADA OS ADVOGADOS VÃO RECEBER OS HONORÁRIOS NORMALMENTE.